quinta-feira, 17 de março de 2011

Aprovado aparelho auditivo que transmite som através da mandíbula

Imagem do PÚBLICO
Um novo aparelho auditivo que transmite o som através dos ossos da boca e dos dentes acaba de ser aprovado para uso no espaço europeu.
O problema está no facto de o aparelho necessitar que o paciente tenha enfiada na boca uma prótese e, numa situação de diálogo, o paciente terá provavelmente de estar sempre a pôr e a tirar a prótese da boca, quando quiser falar.
PÚBLICO
***
A boca é, na realidade, um grande órgão, e com uma grande diversidade fisiológica. Além de servir para falar, para comer e para fazer sexo, agora, também ficará ao serviço da audição.
No entanto, tem perigos e limitações. O perigo reside num eventual equívoco do dentista, de poder vir a confundir o aparelho com uma cárie, se o paciente não tiver o cuidado de o retirar da boca, previamente. E a sua grande limitação é, sem dúvida, a sua utilização simultânea com o acto de comer. Estou a imaginar uma pessoa, durante um jantar, a ter de tirar constantemente o aparelho da boca, enquanto está a mastigar, para poder ouvir o companheiro do lado, que é um tagarela insuportável.
Aliás, eu não se se Cavaco Silva, naquela sua célebre imagem do bolo rei, não teria já na boca aquele aparelho, a título experimental.
http://www.publico.pt/Ciências/aprovado-aparelho-auditivo-que-transmite-som-atraves-da-mandibula_1485353

Sem comentários: