quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Lula - Discurso Histórico

Amabilidade do Joaquim Monteiro (Kitó), que enviou este vídeo.
***
Para calar a boca do director da Folha de S. Paulo e a do ricaço do andar de cima, Lula da Silva, se assim quisesse, bem poderia ter tirado um curso superior, por correspondência, na Universidade Independente, onde Sócrates se licenciou em engenharia. O célebre professor Morais dáva-lhe, certamente, vinte valores, na cadeira de Inglês Técnico.
***
Aproveitando com inteligência as condições favoráveis da globalização, Lula da Silva soube escolher as políticas correctas para catapultar o Brasil para uma posição cimeira no xadrez internacional; conseguiu desatar o nó da histórica subserviência em relação ao imperialismo americano, que sempre considerou a América Latina como um seu quintal das traseiras; e, acima de tudo, arrancou da pobreza milhões de brasileiros.
Neste seu histórico discurso, a que eu chamaria discurso contra o preconceito, Lula vergastou causticamente as elites brasileiras (as económico-financeiras e as culturais), pondo a nu a sua ignorância e a sua presunção. Lula soube dar a volta ao Brasil, devolvendo ao povo a sua dignidade, que sempre lhe foi negada.
Ficará para sempre na memória desse povo. E na História.