Páginas

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

El gran discurso antisistema: Julio Anguita

Amabilidade da amiga Pilar Vicente, que enviou este vídeo
***
Um discurso admirável, a desmontar todos os argumentos do sistema mundial capitalista, que a negra realidade da crise actual veio trazer à superfície, para uma melhor compreensão da sua natureza. Julio Anguita, numa linguagem vibrante e objectiva, de uma grande versatilidade discursiva, arrasa os conceitos alienantes do deus-mercado, da necessidade do seu crescimento sustentado, para que possa ser garantida a sua sobrevivência, ao mesmo tempo que denuncia a ausência de qualquer preocupação de vocacionar o sistema para orientar a economia no sentido de proporcionar o bem comum dos cidadãos.
Importante a sua dissertação sobre a dualidade entre resignação e alienação, uma e outra estimuladas pelos sistemas de comunicação social, ligados ao grande capital financeiro e económico, assim como a subtil definição, que avança, entre as notícias e a informação.
Trata-se, na realidade, de um discurso histórico, que o tempo ainda não desgastou, e que teve a ouvi-lo, muito atento, um convidado ilustre: José Saramago, que várias vezes foi citado.

1 comentário:

Graza disse...

Vou publicar também, este excelente discurso. Mas deixo a questão: depois de Àlvaro Cunhal que dirigente teve o nosso PC capaz de um discurso próximo destes? E que partido português terá um dirigente com capacidade intelectual capaz de ligar durante 27 minutos um discurso assim?