Páginas

sábado, 4 de dezembro de 2010

São sempre os trabalhadores a pagar as crises!...

Governo espanhol declara "estado de alarme"
Reunido de urgência, o Conselho de Ministros espanhol acaba de declarar o Estado de Alarme em Espanha devido à greve selvagem dos controladores aéreos. Com esta declaração os profissionais que controlam o espaço aéreo incorrem em penas de prisão que podem ir entre os 8 aos 15 anos caso não regressem ao trabalho.
...
A gota que entornou o copo
Estes controladores abandonaram os seus postos de trabalho na sexta-feira ao fim da tarde alegadamente para protestar contra uma medida adoptada pelo Governo de Espanha em Conselho de Ministros estabelecendo as 1.670 horas anuais de trabalho para estes profissionais.
A medida integra-se num pacote legislativo e económico que visa preparar a companhia de bandeira espanhola para a privatização.
“A falta de pessoal que nós sempre denunciámos é evidente”, declarou o porta-voz do sindicato dos controladores aéreos, David Zamit, explicando que o estabelecimento das 1670 horas anuais impedia por exemplo estes profissionais de poderem usufruir das ausências por paternidade ou por doença nas suas horas de trabalho.
“Nós atingimos mentalmente o nosso limite com este novo decreto que nos obriga a trabalhar mais horas” explica um outro porta-voz, Jorge Ontiveros.
RTP
***
É certo que a greve dos controladores aéreos espanhóis, desencadeada ontem, espontâneamente, mal foi conhecida a decisão do governo em aumentar a a carga horária de trabalho, sem qualquer contrapartida remuneratória, é ilegal, já que não foram cumpridos os preceitos legais em relação ao pré-aviso de greve. Também já vi escrito algures, que se tratava de uma greve selvagem. Mas eu pergunto se a imoralidade não se encontra a montante, precisamente ao nível do governo, que, com esta medida injusta, tenta criar condições mais atractivas para a já anunciada privatização da AENA, a gestora aeroportuária espanhola, e de alguns sectores da Ibéria. Perante a falta de controladores, devido ao congelamento de novas admissões, o governo de Zapatero quer fazer recair sobre aqueles profissionais, violando os seus direitos laborais, o ónus da optimização dos resultados financeiros da empresa.
Nada que já não tenha ocorrido em Portugal, e que ocorre, actualmente, nos CTT, que o governo pretende privatizar, desfazendo-se de um património material e institucional de elevado valor.

3 comentários:

Anónimo disse...

Há mecanismos legais para se poder accionar uma greve, é verdade que este comportamento, só deu margem de manobra para o autoritarismo, e a coacção, etc,etc.
Mas põe-se-me uma dúvida de atitudes!? Quando se fecha a porta de uma fábrica sem aviso, deixando centenas de trabalhadores à porta, não deveria de haver pena de prisão para esses?

Maria José Meireles disse...

Para que serve a lei?
O que é a democracia?
Onde mora o respeito?
Ser demitido ainda vá, mas ser preso por se recusar a prestar um serviço!... era assim, no tempo de escravatura, não era?
"se te estiverem a violar e não puderes impedi-lo, descontrai-te e diverte-te".

Anónimo disse...

Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis

Bertold Brecht