Páginas

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Pelo menos, no clima, somos bons! Ao contrário do resto...




Portugal passa de "moderado" para “bom” em desempenho climático
O desempenho climático de Portugal valeu-lhe a entrada para o grupo dos onze países com boa classificação. Ainda assim, em relação ao ano passado, caiu duas posições, para a 14ª, revela hoje o índice dos 57 países industrializados.Portugal desceu duas posições na análise global da “Climate Change Performance Índex 2011”, a lista de quem está a fazer o quê nas alterações climáticas, elaborada pela organização não governamental GermanWatch e Rede Europeia de Acção Climática. Ainda assim passou da classe de desempenho “moderado” para “bom”, atingindo a terceira melhor posição desde que o índice é publicado. Neste grupo estão o Brasil, Suécia, Noruega, Alemanha, Reino Unido França, Índia, México, Malta, Suíça e Portugal.
PÚBLICO
***
Eu não vou fazer nenhuma observação sobre esta notícia, que, apesar de tudo, me alegra. Em sua substituição, vou deixar um interessante comentário de um leitor do PÚBLICO que, de uma penada, explica a razão da redução das emissões de CO2 no nosso país, embora eu não queira deixar de reconhecer o esforço sério deste governo no desenvolvimento no campo das energias renováveis, e isto, mesmo apesar de já correrem por aí alguns rumores, ainda não confirmados, de que o modelo adoptado não foi o melhor. Também não quero deixar de salientar, e com uma referência positiva, a China e o Brasil, os dois países mais empenhados no objectivo de reduzirem as emissões poluentes.
.
Comentário do leitor do PÚBLICO:
As fabricas fecharam
Por Floripes - Olhão
Todos orgulhosos? Mas não sabem que um dos principais motivos disso foi terem acabado com a nossa industria? até a siderurgia fechou compramos tudo ao estrangeiro,estamos cada vez mais tezos que um carrapau de corrida,e ficamos contentes? a nossa industria devia era ter sido actualizada e deixar de poluir tanto mas nunca ter fechado. Somos um país de serviços e de servos aos turistas , destruiram a industria as pescas a agricultura,nós que abrimos as portas à globalização somos governados por um bando de incompetentes ,que só se sabem governar a eles e aos amigos. Mas o povo nas próximas eleições vai continuar a votar nos mesmos e fazer a festa do costume.

Sem comentários: