Páginas

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Wikileaks: EUA pediram a Portugal para passar com voos da CIA


Um telegrama da embaixada dos Estados Unidos em Lisboa, revelado hoje pelo site Wikileaks , admite que o Governo norte-americano pediu a Portugal que voos da CIA com suspeitos de terrorismo passassem por território nacional.
Esse pedido viu-se "complicado" pela pressão da oposição e do Parlamento Europeu sobre o Governo português, lê-se no telegrama, que recorda a ameaça do ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, se demitir se as suspeitas relacionadas com a passagem de voos ilegais da CIA por Portugal viessem a ser provadas.
O telegrama tem como título: "Ministro dos Negócios Estrangeiros português disponível para se demitir se as alegações dos voos da CIA provarem ser verdade".
Na análise, o responsável da embaixada considera que é "vantajoso" para os Estados Unidos "continuar a acariciá-lo muito" [a Luís Amado] devido ao "delicado equilíbrio" que o ministro está a tentar fazer.
"Agora, teríamos vantagem em acariciá-lo muito", conclui o telegrama, assinado por "Hoffman".
EXPRESSO
***
Só não se sabe se o ministro Luís Amado foi acariciado, e de que forma. Na altura (2006), a sua homóloga estado-unidense era a secretária de Estado Condoleeza Rice, que era uma mulher de não se deitar fora. Mas segundo se afirma na notícia, os dois governantes nem sequer falaram no assunto, quando se reuniram a sós em 24 de Outubro de 2006, o que afasta qualquer suspeita.
Bem, mas todos nós sabemos como os governos dos EUA sabem acariciar!
http://clix.expresso.pt/wikileaks-eua-pediram-a-portugal-para-passar-com-voos-da-cia=f618753

Sem comentários: