Páginas

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Quando a ética é uma batata!...

***





Tempo de autocrítica

2009-08-28

É impossível não ver no programa eleitoral do PSD ontem apresentado, e no anúncio pela dra. Ferreira Leite de políticas de firme combate a medidas da dra. Ferreira Leite, a mão maoista (ou o que resta dela) de Pacheco Pereira, a da autocrítica.
Assim, se a chegar ao Governo, a dra. Ferreira Leite extinguirá o pagamento especial por conta que a dra. Ferreira Leite criou em 2001; a primeira-ministra dra. Ferreira Leite alterará o regime do IVA, que a ministra das Finanças dra. Ferreira Leite, em 2002, aumentou de 17 para 19% ; promoverá a motivação e valorização dos funcionários públicos cujos salários a dra. Ferreira Leite congelou em 2003; consolidará efectiva, e não apenas aparentemente, o défice que a dra. Ferreira Leite maquilhou com receitas extraordinárias em 2002, 2003 e 2004; e levará a paz às escolas, onde o desagrado dos alunos com a ministra da Educação dra. Ferreira Leite chegou, em 1994, ao ponto de lhe exibirem os traseiros. No dia anterior, o delfim Paulo Rangel já tinha preparado os portugueses para o que aí vinha: "A política é autónoma da ética e a ética é autónoma da política".

***

O tiro não poderia ter sido mais certeiro e demolidor. Recuperando a objectividade dos factos do passado, Manuel António Pina (é também um grande poeta) fustiga implacavelmente a hipocrisia política de Manuela Ferreira Leite, que se renega a si própria, cultivando agora políticas em flagrante contradição com que as que aplicou no passado, enquanto ministra de Educação de Cavaco Silva e ministra da Economia de Durão Barroso e Santana Lopes.

Agradeço ao Dr. Mário Jorge Neves a sugestão deste artigo de opinião.



Sem comentários: