Páginas

domingo, 6 de setembro de 2009

G20: O grande objectivo é restabelecer a velha ordem financeira

Para aqueles que ainda acreditam em bruxas, ou seja, para aqueles que ainda pensam na bondade das políticas neoliberais e que acreditam na exclusividade do mercado para se regular a si próprio, com eficiência, atrevo-me a aconselhar-lhes a leitura da notícia da hiperligação anexa. Talvez aí, ainda possam perceber quatro aspectos importantes, que vou assinalar, e extraídos das conclusões da reunião dos ministros dos negócios estrangeiros do G20, que se realizou este fim de semana, em Londres.
PRIMEIRO: Os países membros concordaram em manter o apoio à economia com o dinheiro dos contribuintes, o que prova que o mercado não conseguiu sair da situação de crise a que chegou.
SEGUNDO: Todas as medidas que foram discutidas, incluindo os bónus dos altos dirigentes bancários, destinam-se a restabelecer a velha ordem financeira, com os mesmos vícios, os mesmos erros e as mesmas injustiças.
TERCEIRO: A oposição dos governos dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha à redução desses bónus, motivada pelo receio de que as grandes fortunas, sediadas em Londres e Nova Iorque, fujam para outras paragens, mostra bem a natureza da dependência desses governos em relação aos detentores do capital financeiro, que são, na realidade, aqueles que governam o mundo.
QUARTO: O drama do desemprego, motivado pela crise, e que assola a maioria dos países, assim como as medidas para atenuar os seus efeitos, nem sequer foram discutidos, e, se o foram, não mereceram qualquer referência no comunicado final.

http://jornal.publico.clix.pt/noticia/06-09-2009/g20-sem-acordo-sobre-os-premios-na-banca-17727452.htm

Sem comentários: