Páginas

domingo, 13 de setembro de 2009

Portugal marca passo na competitividade...

A competitividade vista do sofá...

Portugal volta a ocupar, num conjunto de 133 países, a 43ª posição, no relatório sobre competitividade, elaborado pelo Fórum Económico Mundial (FEM), o conclave internacional responsável, entre outras iniciativas, pela organização do Encontro Anual de Davos, e que agrega as figuras mais importantes do mundo da alta finança, das multinacionais, da política e da economia. Considerando o grupo dos 27 países da UE, Portugal figura na 17ª posição.
Para avaliar aquele importante indicador, que, de certa forma, mede a sustentabilidade e o potencial de uma economia, os peritos do FEM utililizaram 12 parâmetros objectivos, ordenando os países em cada um deles, em função da pontuação atribuída, procedendo depois à sua seriação geral, através da ponderação da média.
Portugal obteve razoáveis pontuações na avaliação ao grau de abertura tarifária ao comércio internacional (5.º lugar); ao tempo de criação de um negócio (9.º)- mérito a creditar ao actual governo ; à taxa de subscrição de telemóvel (12.º) e ao nível de investimento em qualificações (27.º). Na inovação progrediu dois lugares, face à classificação obtida há dois anos, passando a ocupar a posição 33.
No entanto, as fragilidades e as debilidades da economia portuguesa surgem evidentes na avaliação à eficiência do mercado de trabalho -leia-se desregulamentação- (103.ª posição); à estabilidade macro económica (79.ª); à sofisticação do mercado financeiro (62.ª); à sofisticação dos negócios (53.ª) e à eficiência dos mercados (51.ª).

Sem comentários: