Páginas

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Viva República!...

Quem não se orgulha do seu passado, não pode ter esperança no seu futuro. E isto é válido tanto para os indivíduos, considerados isoladamente, como para os povos e as nações. Recordar e comemorar a revolução republicana de 5 de Outubro é, pois, um dever cívico da sociedade portuguesa, que não pode alhear-se do espírito associado a esta importante data.
A República, ao dar um grande salto histórico, cortando as amarras do atavismo e do conservadorismo monárquico, marcou decisivamente todo o percurso do século XX e institucionalizou no país os nobres ideais da Revolução Francesa, que os revolucionãrios de 1820 já perseguiam, ao instalarem o primeiro regime constitucional em Portugal.
A germinação do ideário da República, inspirado no jacobinismo francês, foi lenta e difícil. Um país divorciado do progresso, pobre e ignorante, dominado por uma igreja reaccionária e de pensamento medieval, um país vilependiado por uma aristocracia estéril, a remoer a sua impotência imperial e que vivia isolado da Europa, onde fervilhavam todas as vontades de mudança, despoletadas pela Revolução Francesa, exigia um grande esforço e dedicação por parte daqueles portugueses honrados e esclarecidos, que sempre acreditaram na permeabilidade das fronteiras ao avanço das ideias generosas e libertadoras.
Quando José Relvas, no dia 5 de Outubro de 1910, hasteou a bandeira verde-rubra da República, na varanda dos Paços do Concelho, em Lisboa, estava a selar a vitória dos combatentes da Rotunda e a homenagear também todos os republicanos que, ao longo dos últimos noventa anos anteriores, combateram pelo seu ideal.
Nesse dia, nasceu um novo país, que haveria de voltar a renascer, no dia 25 de Abril de 1974.

1 comentário:

Ana disse...

Que renasceu em Abril de 74 e que novamente está a fenecer.....