Páginas

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Figuras proeminentes do cinco de Outubro e da República (4)

Bernardino Machado
Bernardino Machado, intelectual brilhante, formou-se politicamente na Maçonaria, tendo sido dirigente da Loja Perseverança, do Grande Oriente Lusitano. Durante a Monarquia, foi deputado pelo Partido Regenador, em 1882, par do Reino, em 1890, e ministro das Obras Públicas, Comércio e Indústria, em 1893. Só adere ao Partido Republicano em 1903. Com o advento da República, é nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros, e, em 1913, ocupa o cargo de embaixador no Rio de Janeiro.
Foi o político da República que ocupou mais cargos de Estado, o que diz bem da sua reputação. Foi duas vezes primeiro ministro e foi eleito para dois mandatos presidenciais. Curiosamente, foi ele que teve de entregar o poder, em cada um dos seus mandatos, aos militares que, por duas vezes, derrubaram a República, instituindo governos de ditaduras. Primeiro, em 1917, a Sidónio Pais, que o obrigou ao exílio, e, mais tarde, no segundo mandato, a Mendes Cabeçadas, um dos cabecilhas do golpe de 28 de Maio, que abriu as portas a Salazar e aos quarenta e oito anos anos de ditadura.

José Relvas

Apesar de ser filho de um grande proprietário agrícola ribatejano, José Relvas abraçou com convicção o ideal republicano. Viveu a segunda metade do século XIX, tendo acompanhado toda a evolução do Partido Republicano e a degradação da vida política, enredada num rotativismo partidário estiolado, e que entravava o progresso do país. A revolução republicana apanha-o já numa idade madura, com 52 anos, e é ele e Eusébio Leão que proclamam a República, da varanda dos Paços do Concelho de Lisboa.
Integrou o governo provisório, sobraçando a pasta das Finanças, tendo sido, posteriormente, nomeado embaixador em Madrid, um cargo considerado estratégico, uma vez que era necessário obter exteriormente o reconhecimento do regime, junto das principais capitais europeias. Quando deixa Madrid, afasta-se da política, regressando novamente, em 1919, para chefiar um governo, que durou dois meses.

Sem comentários: