Páginas

sábado, 3 de outubro de 2009

Parabéns, BRASIL !...


O Brasil mereceu inteiramente a distinção de ter sido escolhido o Rio de Janeiro, como a cidade de acolhimento dos Jogos Olímpicos de 2016. Para os portugueses, a alegria sentida não foi menor do que aquela que encheu de orgulho os brasileiros, incluindo aqueles que honradamente vivem e trabalham aqui, em Portugal, e que, a cada momento, com o seu alegre falar, nos estão recordar como a língua portuguesa é bela e é universal.
O Brasil tem um imenso capital de simpatia no mundo inteiro. Julgo que essa simpatia resulta da forma como aquele povo fez a miscigenação, cruzando no seu sangue a África e a Europa, numa mistura de identidades, que é a sua imagem de marca, e que se reflecte na sua permanente alegria e na sua esfuziante forma de estar. Isto já seria um bom motivo para a relevante escolha.
Mas o Brasil também recebeu esta honra pelo estatuto alcançado como potência económica emergente, a mais importante da América Latina. Compreendo o orgulho do presidente Lula, quando ele dizia há uns meses atrás, no final de uma reunião do G20, que "antes era o FMI a emprestar dinheiro ao Brasil, mas, agora, é o Brasil que empresta dinheiro ao FMI".
E agora, aqui, deste lugar, sou eu que quero emprestar a minha alegria ao povo brasileiro, neste momento especial, e, assim, também retribuir a minha gratidão aos muitos leitores do Brasil que, diarimente, visitam este blogue.

Sem comentários: