Páginas

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Notas do meu rodapé: A hegemonia do dólar ameaçada...

Valor do poder de compra do dólar, durante o século XX


Valor das emissões de dólares, durante o século XX


Valor da onça de ouro em dólares e em euros
***
Pode dizer-se que a hegemonia dos Estados Unidos assenta principalmente na hegemonia do dólar. Desde que foi adoptada como moeda de reserva internacional, para servir de meio pagamento nas trocas comerciais entre a maioria dos países do mundo, os Estados Unidos passaram a emitir dólares, não só para garantir a sustentabilidade da sua economia, mas também para satisfazer a crescente procura, induzida pela intensificação daquelas trocas. A desvinculação em relação ao padrão ouro, operada nos princípios da década de setenta do século passado, por pressão dos Estados Unidos, data que marca o arranque da aplicação das teorias neoliberais, abriu as oportunidades para que este país pudesse emitir dólares em excesso, para cobrir todos os seus défices futuros. Com esta estratégia, bem camuflada, os Estados Unidos tiveram sempre muito dinheiro para tudo: investigação científica em todos os domínios, de elevada qualidade, reforço do complexo militar-industrial, produzindo em massa equipamentos militares sofisticados, crédito barato para a classe média, que assim se constituiu no motor da procura interna, alimentando o crescimento do PIB, e grandes e dispendiosas aventuras militares nos países estrangeiros desalinhados.
Simultaneamente, para garantir a hegemonia da sua moeda e afastar a concorrência de outras moedas, os Estados Unidos estabeleceram um acordo vantajoso com os países árabes, produtores de petróleo, em que estes se obrigavam a estabelecer a exclusividade do dólar, como moeda de pagamento daquele produto, obrigando, assim, os países, que tinham poucas relações comerciais com os Estados Unidos, a financiarem-se em dólares no exterior, aumentando a respectiva procura.
Mas, quem estava a pagar isto tudo, eram os países credores dos Estados Unidos, primeiro a Europa, depois, na década de noventa, a China, e, mais recentemente, o Brasil e a Índia. O FED emitia a quantidade de dólares necessários para cobrir as importações desses países e o governo dos Estado Unidos emitia Títulos do Tesouro para financiar a sua galopante despesa. Deste modo, a emissão e o valor do dólar não correspondia ao peso da riqueza produzida. Daí a sua constante desvalorização.
A China, o maior detentor de Títulos do Tesouro, emitidos pelos Estados Unidos, verifica agora que tem papel muito desvalorizado, o que permite dizer que é este país, assim como as principais potências emergentes, que estão a sustentar os luxos dos americanos, pagando os seus monumentais défices, o orçamental e o comercial. Para dar um exemplo, eu também poderia comprar propriedades, automóveis, aviões e iates, se tivesse o privilégio de poder emitir os euros que muito bem entendesse. Os falsificadores da moeda também partem deste linear pressuposto, podendo-se, assim, afirmar que os Estados Unidos falsificam legalmente a sua moeda.
Com o fácil recurso da emissão de Títulos de Tesouro, os Estados Unidos acumularam uns gigantesca dívida externa, que nunca irão pagar, ou, se a vierem a pagar, será com um dólar totalmente desvalorizado. Se à dívida externa, somarmos a dívida dos seus cidadãos e das suas empresas, sempre ameaçadas pela insolvência, desenha-se perante os nossos olhos a dimensão do abismo onde, a qualquer momento, se poderá precipitar a maior potência do planeta, arrastando também o mundo inteiro. Essa queda já começou, embora tenha sido artificialmente amortecida por almofadas improvisadas, cheias de vento, e que poderão esvaziar-se, de repente.
Por isso, não é de estranhar que os países do BRIC, e aos quais se associaram a França e o Japão, começaram já a anunciar o seu desejo de encontrar uma nova moeda, mesmo que desmaterializada, para substituir o dólar como moeda de reserva internacional. Para estes países, já se tornou claro que os Estados Unidos dificilmente recuperarão a sua posição de liderança na economia global, já que a sua classe média, que era responsável por vinte e cinco por cento da procura mundial, se encontra atafulhada em dívidas, aquelas que foram contraídas através do crédito barato e sem limites nem garantias, ao mesmo tempo que se não perspectiva o aumento do seu rendimento, através do aumento dos salários.
O grau de incerteza é muito grande, embora os governos ocidentais tentem, a todo o custo, apresentar um quadro optimista, que o preço do ouro logo desmente. Utilizado como refúgio, no período de turbulência dos mercados, o preço do ouro continua elevado, devido à sua intensa procura.
A actual crise, que também tem de ser compreendida através do quadro aqui traçado, longe de ter batido no fundo, ainda apenas começou. Trata-se de uma crise do esgotamento dos paradigmas em que assentou o modelo económico e social do século XX, liderado pelos Estados Unidos. Outros paradigmas irão surgir, assim como novas lideranças irão estabelecer-se.

Sem comentários: