Páginas

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Organização Internacional do Trabalho sustenta que os salários reais vão descer em 2009

***

A Organização Internacional do Trabalho desmascarou a manipulação estatística, operada pela comissão europeia e pelos governos da UE, no cálculo da previsão da evolução salarial em 2009 e em 2010. Num grande afã de esconderem as mazelas da crise e de sossegarem as respectivas opiniões públicas, os responsáveis políticos europeus não hesitaram em recorrer a uma leitura linear das estatísticas, ao apresentarem como adquirido que os salários reais (salários nominais menos a inflação) vão aumentar em 2009 e 2010, pelo impulso provocado pela queda dos preços, verificada nos produtos de maior consumo, o que é uma verdade assumida pela teoria económica, apenas quando os outros factores determinantes se mantêm inalterados, o que não é o caso da actual situação, que é nitidamente marcada pelo factor do desemprego.
A OIT sustenta, pelo contrário, a ocorrência de uma erosão salarial em 2009, considerando que o aumento do salário/hora apresentado pelas comissão europeia é meramente artificial. Uma vez que a maioria do número dos desempregados auferia salários baixos, e como esse número já não está incluído nos actuais cálculos, a massa salarial total, mesmo que inalterada, a dividir pelo número de trabalhadores empregados, agora em menor número, aumenta matematicamente, criando a ilusão de que esse valor iria reflectiir-se no salário real.
Este é um exemplo típico de como as estatísticas podem ser manipuladas pelos políticos, que até já são capazes de transformar a matemática numa ciência irracional.

Sem comentários: