Páginas

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A evolução do Alpendre da Lua

Clicando, poderá aumentar a imagem

*** Gráfico 1: Visitas mensais de 15JUN09 a 31OUT09
***

Gráfico 2:Visitas e páginas visitadas de 15JUN09 a 31OUT09
***


Gráfico 3: Visitas diárias em OUT09

***


***

***

Gráficos 4,5 e 6: Países originários dos visitantes nos últimos três dias

***


Gráfico 7: Visitas nos últimos oito dias
***
Não será muito ortodoxo, nem usual, o editor de um blogue expôr publicamente o seu nível de audiências. Resolvi eu fazê-lo, sem qualquer preocupação pelo juízo que possa ser feito, quer em relação à atitude, em si mesma considerada, quer em relação aos valores apresentados. Desamparados de referências comparativas, que sirvam para cotejá-los, ficarei sempre sem saber se esses valores poderão ser considerados bons, suficientes ou maus. Não é isso que me interessa.
Para mim basta-me saber que o Alpendre da Lua tem já algumas dezenas de leitores fidelizados, passado que foi o período inicial em que de forma errática e surpreendente apareciam visitantes de todas as partes do mundo, atraídos por um título mais sugestivo, identificado através das páginas do Google, mas que, tal como apareciam, também desapareciam, sem deixar rasto. Agora a situação normalizou-se e os visitantes fixaram-se, visitando rotineiramente o blogue diariamente.
E é com esses leitores que eu pretendo partilhar esta gratificante satisfação de sentir-me correspondido pela sua fidelidade, quer por encontrarem na leitura dos temas abordados algum interesse, que lhes sirva de alicerce às suas convicções, quer porque apreciem o estilo e a forma como o Alpendre da Lua foi sendo construído .
O Alpendre da Lua surgiu em meados do mês de Maio deste ano, mas apenas a partir de meados de Junho aderi ao medidor de audiências, o sitemeter, com a ajuda do meu amigo João Grazina, a quem mais uma vez manifesto os meus agradecimentos.
Como se pode verificar através do gráfico nº 1, o aumento do número de visitas mensais tem sido constante e muito significativo. Das 789 visitas em Julho, passou-se para as 1.380 no mês de Outubro. Concomitantemente, no mesmo período, (Gráfico nº 2) o número de páginas visitadas passou de 1944 para 2.555 páginas, o que significa que, em média, cada visitante acedeu, aproximadamente, à leitura de duas páginas em cada visita, dado este que sinaliza de alguma forma o interesse do leitor pelos temas apresentados.
A constância mais ou menos uniforme do número de visitas diárias do mês de Outubro, exceptuando as quebras naturais dos fins de semana e, principalmente, a do feriado colado a um fim de semana, revela que a fidelização aludida se manifesta diariamente pela maioria dos leitores, o que me apraz registar.
Uma referência especial aos leitores brasileiros, que já representam cerca de um quinto do total de leitores, e que também já apresentam, em menor grau, uma fidelização elevada, embora mais espaçada (Gráficos nºs 4, 5 e 6).
Estas conclusões derivam exclusivamente da análise estatística, pois é impossível, através do medidor de audiências, conhecer a identidade dos visitantes, o que é uma pena. O mais que posso saber é o país e a região de onde se fez o acesso ao blogue.
O último gráfico mostra o número de visitas dos últimos oito dias, que confirma as tendências assinaladas anteriormente.
Até ao momento em que escrevo, o Alpendre da Lua recebeu, no total, 4.269 visitas, com uma média diária de 45 visitas. O tempo médio de duração de cada visita foi de 3,48 minutos. O número de páginas visitadas ascende a 8.960, com uma média de 74 páginas por dia e 1,6 páginas por visita.
Aproveito para reiterar os meus agradecimentos a todos os leitores e para calorosamente os saudar.
Um grande abraço
Alexandre de Castro

Sem comentários: