Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Notas do meu rodapé: A História da infâmia

A História da Sua Escravidão (The Story of Your Enslavement in Portuguese)
Amabilidade do meu sobrinho João Castro Mota
*
A História da infâmia!...

A sobrevivência de uma determinada espécie animal não se baseia na acção predadora sobre os animais dessa mesma espécie. Eles apenas guerreiam entre si pela posse do território A sua sobrevivência estabelece-se, ao nível da cadeia alimentar, através do seu domínio sobre os animais de outras espécies, e com menor capacidade competitiva. Apenas o Homem, através do desenvolvimento da sua racionalidade, descobriu que a maneira mais fácil de sobreviver, é dominar e explorar os outros homens. A História da humanidade não é mais do que um quadro do horror da violência dos mais fortes e dos mais aptos sobre os mais fracos e mais inaptos. Os processos desse domínio foram mudando ao longo do tempo, adaptando-se aos novos contextos, que a própria História foi desenvolvendo.
Além das guerras, nos tempos actuais surge uma nova forma de dominação à escala planetária, perpetrada pela oculta ditadura do capital financeiro, que se esconde atrás da democracia formal dos Estados.
O que está a passar-se em Portugal, neste momento, ilustra bem a força dessa enorme ditadura, que tudo subverte em seu proveito. Os agentes nacionais dessa ditadura macrocéfala são os próprios políticos enfeudados ao sistema, acantonados nos partidos que dominam o poder político, e que neste momento têm a tarefa de domesticar o povo, para que aceite a sua imolação com sensata resignação.

2 comentários:

Maria José Meireles disse...

"quem tem olhos, que veja. Quem tem ouvidos, que ouça." ...

João Afonso disse...

Ainda ninguém fez ver a essa gente que ser deputado ou ministro não é uma profissão, mas sim uma função pela qual foram eleitos para servirem os mais altos desígnios da Pátria?