Páginas

sexta-feira, 21 de maio de 2010

TGV: Espanha diz que ligação do TGV a Portugal é para cumprir



O ministro do Fomento espanhol José Blanco
acaba de assegurar ao homólogo português,
o ministro das Obras Públicas Antonio
Mendonça que “não haverá qualquer alteração
à execução da linha de alta velocidade entre
Madrid e a fronteira com Portugal e que
todos os compromissos que foram assumidos se
mantêm”.
PÚBLICO
***
O que realmente interessa para a opinião pública espanhola e para os deputados são as declarações insofismáveis do ministro do Fomento, José Blanco, nas Cortes, onde se comprometeu, sem subterfúgios de linguagem, a proceder à reavaliação de todos os projectos da Alta Velocidade, com a excepção do que respeita à ligação de Madrid a Valência. O que o ministro espanhol disse ao seu homólogo português, pelo telefone, são meras declarações apaziguadoras, de calculada circunstância, que podem ser sempre desmentidas a qualquer momento ou invocar-se que foram mal interpretadas ou interpretadas fora do contexto. Espera-se que o ministro António Mendonça tenha o bom senso (ele tem pouca experiência governativa) de perceber as nuances da linguagem diplomática, que, por vezes, consegue dizer tudo e o seu contrário.
A Espanha vai reavaliar os seus projectos do TGV de acordo com as suas necessidades e possibilidades financeiras, pouco lhe interessando as consequências que as suas decisões venham a ter para Portugal, que Madrid continua a ver com sobranceria. Grosso modo, poder-se-à dizer que, em Espanha, apenas a Zara tem interesse em Portugal.
Um dos grandes defeitos dos políticos portugueses, quando se relacionam com os seus congéneres dos países mais evoluídos, é não perceberem a insignificância do país que representam. A actual crise europeia revelou bem o profundo desprezo da Alemanha e dos países nórdicos pelos países da periferia.

Sem comentários: