Páginas

domingo, 6 de dezembro de 2009

Tal como em Portugal, também no Brasil, a corrupção de políticos é endémica. Só que no Brasil, os corrompidos agradecem a dávida a Deus, rezando!...

Escândalo de corrupção abala Brasília
por SUSANA SALVADOR


Um dos vídeos mostra o governador de Brasília, José Roberto Arruda, a receber uma grande quantidade de dinheiro. Noutro, o presidente da câmara da capital brasileira guarda o suborno nos bolsos das calças, mas também nas meias. Num terceiro, dos muitos que foram divulgados pela imprensa, os aliados do governador são filmados a rezar depois de receberem mais um pagamento.
O último escândalo de corrupção que abala o Brasil está centrado em Brasília. O governador Arruda, do Partido Democrata (oposição), é acusado de ter pago a sua campanha de 2006 com subornos. Além disso, seria um dos líderes de um esquema de pagamento de "propina", como lhe chamam os brasileiros, a deputados aliados. O caso está a chocar Brasília e o Parlamento estadual foi invadido por um grupo de estudantes que exigem a demissão do governador.
Tudo filmado graças a Durval Barbosa, o antigo secretário de Relações Institucionais de Arruda, que aceitou ajudar a polícia em troca de uma futura redução da pena. Sob Barbosa, que não só colocou câmaras ocultas como usou microfones, recaem mais de 30 acusações. O governador, que reclama inocência e diz que declarou o dinheiro todo (que serviria para comprar prendas para os pobres), acusa o antigo secretário de o querer destruir. Barbosa já trabalhava com o anterior governador.
O escândalo veio a público no dia 27 de Novembro, com o desenrolar da operação Caixa de Pandora. Foram cumpridos 29 mandatos de buscas e apreendidos milhares de reais e dólares. O secretário foi despedido no próprio dia. O caso foi ganhando mais dimensão com a divulgação dos vídeos que provam os casos de suborno. O dinheiro vinha das empresas que prestam serviços ao governo do Distrito Federal (Brasília).
"O caso é deplorável para a classe política", afirmou o Presidente Lula da Silva. Segundo os analistas políticos, citados pela BBC, o caso que está a ser conhecido como "O mensalão de Brasília" - numa referência ao outro escândalo de corrupção que abalou o primeiro mandato de Lula - deixa em xeque o Partido Democrata. A direcção do partido, que espera designar o candidato a vice-presidente na equipa encabeçada pelo Partido da Social Democracia Brasileira em 2010, está a analisar uma eventual expulsão de Arruda.
Entretanto, no Parlamento estadual, deram entrada vários pedidos de impeachment (afastamento) do governador. Resta saber se terão resultado. Centenas de pessoas, na sua maioria estudantes que invadiram o Parlamento na quarta-feira, continuam a ocupar o espaço, dizendo que só saem depois de Arruda ser expulso.


***

Arruda Flagrado Em Vídeo Recebendo Propina (LEGENDADO)


***

Leonardo Prudente - Presidente da Câmara do DF guardando dinheiro na meia.


***

Dinheiro na meia - A oração da corrupção...


Sem comentários: