Páginas

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ignorado em Portugal, Saramago é notícia em Espanha...



O El Pais, o jornal com maior tiragem em Espanha, noticiou, na sua edição de ontem, com chamada para a primeira página, acompanhada de fotografia, a visita que José Saramago efectuou, no aeroporto de Lanzarote, a Aminatou Haidar, uma activista saharaui, que está a cumprir uma greve da fome, em protesto contra as autoridades marroquinas, por quererem impedir o seu regresso ao Saará Ocidental, um território, cuja população pretende obter a independência do reino de Marrocos.
O El País dá um particular destaque à posição do escritor português sobre esta luta do povo sahraui, luta esta ignorada pela comunidade internacional.

***
Este texto poderia muito bem ser o esboço de uma notícia, a publicar por um qualquer diário português. Mas não! Em Portugal nada foi publicado sobre o assunto, continuando a cultivar-se uma discriminação ignóbil em relação ao grande escritor. Por mesquinha inveja, por vergonhoso despeito, por preconceito ideológico e, até, por crassa ignorância, Saramago é ignorado pela comunicação social e por alguns portugueses, principalmente aqueles que, devido à sua manifesta iliteracia, não conseguem ler os seus livros.

http://www.elpais.com/static/misc/portada20091202.pdf

Sem comentários: