Páginas

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Protocolo de Quioto

Mapa do Protocolo de Quioto em 2009. ; Legenda : :* Verde : Países que ratificaram o protocolo. :* Amarelo : Países que ratificaram, mas ainda não cumpriram o protocolo. :* Vermelho : Países que não ratificaram o protocolo. :* Cinzento : Países que não assumiram nenhuma posição no protocolo

O Protocolo de Quioto foi o culminar de um longo percurso, iniciado em 1991, no Rio de Janeiro, discutido e acordado em 1997, e tendo entrado em vigor em 2005, após a ratificação da Rússia, em 2004, ter possibilitado atingir a respectiva condição necessária, que estabelecia a sua ratificação por 55 por cento de países, responsáveis por 55 por cento das emissões de gases com efeito de estufa, considerados responsáveis pelo aquecimento global, devido a causas antropogénicas. Isentando trinta e oito países em vias de desenvolvimento de qualquer obrigatoriedade, o novo tratado internacional impôs metas de emissão de gases com efeito de estufa aos países desenvolvidos, com o objectivo de obter globalmente, entre 2008 e 2012, uma redução de 5,2 por cento em relação a 1990.

Os Estados Unidos, o segundo maior poluidor do planeta, a seguir à China, não ratificaram o tratado, com o argumento dos prejuízos para a sua economia, que tal redução implicava, e, também, porque não aceitavam o princípio de que o aquecimento global tivesse como principal causa os factores antropogénicos. Esta posição egoísta e radical da maior potência do mundo, então governada pelos neo-conservadores e pelos neo-liberais, colocou em risco todo o trabalho realizado.
Obama apresentou-se mais cooperante com a comunidade internacional, mas são conhecidas as fortes reservas que qualquer concessão neste domínio desencadeará no Congresso, mesmo entre alguns congressistas democratas.

Sem comentários: