Páginas

domingo, 27 de dezembro de 2009

Notas do meu Rodapé: "Compreender é transformar o que é"...

.
Vídeo sugerido pelo meu sobrinho, João Castro Mota, um jovem doutorando de engenharia, interessado pelas questões políticas, sociais e económicas
***
"Não é sinal de saúde ser bem
ajustado a uma sociedade
profundamente doente".
J. Krishnamurti
.
"Ninguém está mais
desesperadamente escravizado
do que aqueles que falsamente
se acretitam livres".
Gothe (1749-1832)
***
Já aqui foi referida, principalmente nos comentários inseridos nas Notas do meu Rodapé, a natureza predatória do sistema monetário dos Estados Unidos, e que a adopção das políticas monetaristas, defendidas pelas correntes neo-liberais e pelo tentacular poder financeiro, fez repercutir pelo mundo globalizado.
Com a adopção do dólar como moeda de pagamento internacional, através dos acordos de Bretton Woods, após a Segunda Guerra Mundial, e a sua desvinculação do padrão ouro, no início da década de setenta, do século passado, a maior economia do mundo ficou com as mãos livres para, através da sua moeda e da gigantesca maquinaria especulativa bolsista, criar uma economia virtual, desligada do valor da sua economia real, o que lhe permitiu recolher mais-valias exorbitantes.
O segredo, apenas conhecido por alguns, e escondido da maior parte da população, assenta na capacidade de criar dinheiro através da valorização artificial das acções, dos instrumentos do crédito e, também, pela emissão de moeda, cujo contravalor se reproduz em papel (Títulos do Tesoouro), provocando a contínua espiral inflacionista.
Este vídeo, entre outras coisas, explica bem este processo de criar moeda a partir do nada, utilizando a emissão de dívida, através dos Títulos do Tesouro. Por isso, a dívida pública dos Estados Unidos é colossal, e nunca mais irá ser saldada, o que leva os economistas não alinhados a afirmar que são as economias do resto do mundo que pagam a prosperidade imperial, sustentando-lhe os enormes défices.

1 comentário:

WurmD disse...

Realmente muito bom o vídeo!

E olha só, há portugueses a se movimentarem a tentar fazer chegar esta informação às pessoas em Portugal, http://www.zeitgeistportugal.org/