Páginas

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Morreu o Dr, José António Macedo Girão

O Prof. Girão (era assim que o tratávamos) foi meu professor de Educação Física, no liceu de Lamego. Jovem diplomado pelo antigo INEF, levou para aquela cidade os ideais de transformar a docência da Educação Física, tentando impor a filosofia abrangente de que a prática daquela actividade, devidamente estruturada para cada um dos grupos etários, era essencial para o desenvolvimento integral do indivíduo, não só na sua dimensão física, mas também na dimensão intelectual e na dimensão moral, conceitos estes, cuja aplicação nas aulas aos jovens liceais, constituiu uma verdadeira revolução pedagógica, que os espíritos mais retrógrados da época não entenderam.
Na mensagem de pêsames, enviada à sua filha, e de que transcrevo uma parte, exprimi o meu respeito pelo Prof. Girão, nestes termos:
O seu pai, o meu querido amigo e antigo professor, Prof. Girão, foi uma das figuras que marcou muito a minha formação de jovem estudante. Com ele aprendi, e disso me orgulho, o valor e a importância da Educação Física na formação dos jovens e no seu desenvolvimento integral. Tive a oportunidade de lhe dizer isto mesmo, da última vez que falámos, num comovente reencontro, depois de 50 anos de ausências. Penso que ele ficou orgulhoso, e eu fiquei feliz por ainda ter tido tempo de lhe mostrar a minha gratidão e admiração.

2 comentários:

Unknown disse...

Foi com grande e profundo pesar que te enviei a notícia de Prof Girão.
Não o fiz individualmente, pois fiz um Mail colectivo, mas agora e após ler o Teu Blog não poderia deixar de te 'agradecer' por tão elogiosas palavras que dirigiste ao Nosso Prof Girão.
Sei que havia colegas que tinham alguma inimizade para com ele.
Nunca quis saber o porquê, pois sempre tive um respeito muito grande por Ele acima de tudo pela ginastica e pelo belissimo trato que tive sempre com ele.
Além da ginastica, 3 Horas semanais, tive o privilégio de ser convocado para integrar a Equipa de Vollei pelo menos 3 Anos. Aí deu-me para o conhecer ainda melhor.
Infelizmente penso que só uma vez vencemos o Colégio.
Ainda hoje sempre que vejo um jogo de Vollei ........

Anónimo disse...

Caro Alexandre:

Finalmente terminou o sofrimento do meu Pai. Cada um de nós terá, agora, de gerir a sua ausência. Palavras como as que o Alexandre lhe dedicou ajudam-nos a avançar.

Muito grata.

Isabel Girão