terça-feira, 9 de novembro de 2010

Morreu o Dr, José António Macedo Girão

O Prof. Girão (era assim que o tratávamos) foi meu professor de Educação Física, no liceu de Lamego. Jovem diplomado pelo antigo INEF, levou para aquela cidade os ideais de transformar a docência da Educação Física, tentando impor a filosofia abrangente de que a prática daquela actividade, devidamente estruturada para cada um dos grupos etários, era essencial para o desenvolvimento integral do indivíduo, não só na sua dimensão física, mas também na dimensão intelectual e na dimensão moral, conceitos estes, cuja aplicação nas aulas aos jovens liceais, constituiu uma verdadeira revolução pedagógica, que os espíritos mais retrógrados da época não entenderam.
Na mensagem de pêsames, enviada à sua filha, e de que transcrevo uma parte, exprimi o meu respeito pelo Prof. Girão, nestes termos:
O seu pai, o meu querido amigo e antigo professor, Prof. Girão, foi uma das figuras que marcou muito a minha formação de jovem estudante. Com ele aprendi, e disso me orgulho, o valor e a importância da Educação Física na formação dos jovens e no seu desenvolvimento integral. Tive a oportunidade de lhe dizer isto mesmo, da última vez que falámos, num comovente reencontro, depois de 50 anos de ausências. Penso que ele ficou orgulhoso, e eu fiquei feliz por ainda ter tido tempo de lhe mostrar a minha gratidão e admiração.