Páginas

quinta-feira, 16 de julho de 2009

BPP: O que faz correr Carlos Tavares?




Carlos Tavares, presidente da Comissão de Mercado de Valores Imobiliários e antigo ministro da Economia de Santana Lopes, desde que foi contactado por uma comissão dos clientes do chamado retorno absoluto do BPP, tomou a peito a sua defesa, desunhando-se a tentar encontrar argumentos que convençam o governo a assumir as perdas das carteiras daqueles clientes com o dinheiro dos contribuintes.
Primeiro, defendeu genericamente que todos aqueles investimentos, que não constavam no balanço do banco, deveriam ser considerados depósitos normais, a prazo. Agora, já vem sustentar que essa classificação deverá apenas ser atribuída aos investimentos de um terço do universo de todos os clientes, avançando com o argumento de que os seus contractos não se encontravam devidamente formalizados, por lhes faltar a assinatura.
Julgo saber que esta afirmação de Carlos Tavares, apenas se baseia na documentação que lhe foi fornecida pelos clientes, já que os originais se encontram na sede do banco, e será sobre estes últimos que se deve pautar a sua validade.
Como juíz supremo desta causa, Carlos Tavares ignora a posição do Tribunal Administrativo, que não deu provimento às várias providências cautelares solicitadas pelos clientes, posição esta que deveria ter pesado na decisão do ministro Teixera dos Santos de se demarcar inequivocamente do caso BPP.
É sabido que a presidência da CMVI é um bom trampolim para se chrgar a ministro das Finanças, como foi o caso de Teixeira dos Santos, e que num futuro governo do PSD, sozinho, ou em coligação, ele teria algumas condições de arrebatar a pasta, desde que consiga alguma visibilidade pública, que é o que está a acontecer, ao aparecer frequentemente nas televisões e nos jornais a defender os interesses dos clientes do retorno absoluto do BPP.
É conveniente informar que a CMVI não exerce nenhuma capacidade de regulação sobre o BPP, já que este não se encontrava cotado na bolsa, sendo essa função exercida exclusivamente pelo Banco de Portugal.
Por tudo isto, fica a pergunta: o que faz correr Carlos Tavares?

Sem comentários: