Páginas

terça-feira, 21 de julho de 2009

Marinho Pinto: Diz que perdeu as ilusões, mas não perdeu os ideais...

Aconselho vivamente a leitura da entrevista de Marinho Pinto ao jornal Expresso, onde o actual Bastonário da Ordem de Advogados fala de toda a sua vida. Dali sai, imponente, um homem íntegro, que sempre lutou por causas justas e que nunca se acomodou a um qualquer poder instalado. Pertenceu a uma geração de jovens universitários, que criaram a utopia redentora. Muitos desistiram, mas Marinho Pinto, embora corrigido pela sabedoria que a vida dando, continua igual a si próprio, continua a viver dessa utopia. Diz ele que perdeu as ilusões, mas não perdeu os ideais.
Para se compreender este homem, que apareceu como um furacão a desafiar desassombradamente, e com uma grande coragem, alguns dos poderes instalados, e que, pela sua acção ou omissão, obstaculizam o desenvolvimento de uma sociedade justa e equilibrada, é necessário compreender o percurso da sua vida, que a entrevista aborda. A sua frontalidade e a sua autencidade estão lá, a marcar a sua personalidade e o seu carácter.
É difícil não concordar com o seu ideário. Não é preciso ser de direita ou de esquerda, religioso ou ateu, para se concordar com este homem arrebatado, que diz sem cerimónia, o que pensa. Só é necessário ser honesto e justo. Os outros são aqueles que o atacam violentamente, tentando denegrir a sua imagem.
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/526683

1 comentário:

Graza disse...

Se quer ir ouvi-lo, está aqui:
http://associabril.blogspot.com/2009/07/conversas-de-fim-de-tarde-na-abril.html