quinta-feira, 12 de junho de 2014

Prémio atribuído a Soares dos Santos gera indignação


Frei Bento Domingues, o catedrático José Mattoso e o musicólogo Rui Vieira Nery são algumas das mais de 30 pessoas que manifestaram "indignação" pela atribuição do prémio 'Fé e Liberdade' a Alexandre Soares dos Santos, ex-presidente do grupo Jerónimo Martins.
Em documento enviado à reitoria da Universidade Católica Portuguesa (UCP), os subscritores referem que foi com "grande perplexidade, tristeza e indignação" que tiveram conhecimento de que o Instituto de Estudos Políticos da UCP deliberou atribuir o prémio 'Fé e Liberdade' a Elíseo Alexandre Soares dos Santos, designado "um dos homens mais ricos de Portugal".
Enfatizam que esta denúncia não é movida por "qualquer ressentimento contra a pessoa" em causa, mas pelo "dever" de, em consciência, tornar audível a voz dos cristãos que não querem - não podem - silenciar" a sua indignação.
***«***

Alexandre Soares dos Santos sempre foi muito bom em contas de mercearia... Não lhe reconhecia, contudo, este seu talento de também ser bom nos negócios da Fé. Mas, em negócios da Fé, a Universidade Católica é que sabe, pois é por lá que existem peritos que têm a faculdade (o dom...) de descobrir quando é que Deus deixa de escrever direito por linhas tortas. 
Ámen...