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quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A evolução do ensino da Matemática!...


Na semana passada comprei um produto que custou 1,58€. Dei à funcionária da caixa 2,00€ e 8 cêntimos, para evitar receber ainda mais moedas. A rapariga pegou no dinheiro e ficou a olhar para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.Tentei explicar-lhe que tinha que me dar 50 cêntimos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para a ajudar. Ficou com lágrimas nos olhos, enquanto o gerente tentava explicar-lhe aquilo que aparentemente continuava sem entender.
Porque estou a contar isto? Porque dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1956, altura em que entrei para a escola primária. Parece-me que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1956:
Um lenhador vende um carro de lenha por 100$00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda . Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por 100$00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou seja, 80$00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por 100$00. O custo de produção desse carro de lenha é 80$00. Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por 100$00. O custo de produção desse carro de lenha é 80$00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:( )20$00 ( )40$00 ( )60$00 ( )80$00 ( )100$00.

5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por 100$00. O custo de produção desse carro de lenha é 80$00. O lucro é de 20$00. Está certo? ( )SIM - ( ) NÃO.

6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por 100,00€. O custo de produção é 80,00€. Se você souber ler coloque um X no 20,00€.
( )20,00€ ( )40,00€ ( )60,00€ ( )80,00€ ( )100,00€
Enviado pelo João Fráguas, seguidor deste blogue

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