sábado, 4 de junho de 2011

Bruxelas anuncia novo pacote de ajuda à Grécia


O novo pacote de assistência financeira à Grécia, confirmado hoje pelo presidente do eurogrupo, Jean-Claude Juncker, vai ser suportado por uma contribuição-base voluntária dos bancos credores do país. Por conhecer está o montante do novo empréstimo, mas já a certeza, também, de que Atenas vai receber a quinta tranche do actual pacote de ajuda.
As autoridades externas acabaram por aceder ao envio dos 12 mil milhões de euros no próximo mês, mas reclamando como contrapartida serem ainda acertadas agulhas quanto às modalidades do reembolso do empréstimo e mantendo a exigência de Atenas avançar rapidamente com um amplo processo de privatizações.
PÚBLICO
***
Seria conveniente que o senhor Jean-Claude Juncker e os seus pares começassem já a pensar num novo pacote de ajuda (empréstimo suplementar) para o próximo ano e que o governo patriótico grego diligenciasse imeditamente a venda em pacote do Partenon e da Acrópole, como eu há dias aconselhei. Quanto ao povo grego, exportem-no para a Turquia. Assim, já ficarei a saber que, quando chegar a vez de Portugal, irei para Marraquexe, em Marrocos.

Sem comentários: