Páginas

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Insólito: "Missa às Escuras" em Fátima dedicada aos cegos


"Missa às Escuras" em Fátima dedicada aos cegos

O padre da paróquia de Fátima, Rui Marto, vai realizar uma "Missa às Escuras" dedicada aos cegos, no dia 27 de abril, disponibilizando vendas "a toda a população que queira participar", disse esta quinta-feira o sacerdote. O padre salientou que os vitrais da igreja "vão ser tapados", mas as pessoas não vão ser abandonadas: a eucaristia vai contar com a ajuda de guias, "até para evitar que existam atropelos ou despistes, como por exemplo no momento da comunhão", e obrigará o pároco, de 55 anos, a decorar a homilia.
18 de Abril de 2013
***«»***
Com todo o respeito pelos cegos e amblíopes e apesar da bondade que eventualmente possa existir nesta bizarra cerimónia religiosa, quase a indiciar uma iniciação esotérica, eu pergunto-me como é que o padre Marto, responsável pela paróquia de Fátima, irá, no futuro, organizar missas para coxos, manetas e surdos-mudos? Bem, para a missa dedicada aos surdos mudos, os outros fiéis sempre poderão usar tampões nos ouvidos e mordaças adesivas na boca. Agora, para a dos coxos e manetas, é que será mais complicado!

2 comentários:

José Gonçalves Cravinho disse...

Os Vigários de Cristo desde há séculos que sabem que o Povo gosta de espectáculos e daí a razão dos seus Rituais,das suas cerimónias de cariz teatral e as procissões,tal como por exemplo,os movimentos dos Militares em Parada e em Desfile.Aqui nêste caso da Missa para os cegos,de certo que para compensar haverá música sacra e cantochão.

Alexandre de Castro disse...

É verdade, José Gonçalves Cravinho. O espetáculo é um dos suportes das religiões, principalmente da religião católica, que desde os rituais aos paramentos,herdou o figurino do Império Romano, comportando-se o Papa como um autêntico Imperador. O espetáculo é tudo. Até há quem exagere e diga que a Vida é espetáculo. O outro ingrediente é a Magia, que na igreja católica tem a sua máxima expressão nos milagres. Fátima é uma autêntica fábrica de milagres e da cera, vendida a patacos, e que sustenta a multinacional da Fé, no Vaticano.