Fotografia | © maria azenha,
Junho,2013
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Uma ode à forma e ao branco, é o que se pede para esta peça escultória, cujo autor não é mencionado.
A
suspensão do corpo de uma mulher, com a dinâmica que o único suporte (vertical) lhe transmite, através da flexão dorsal, e a amputação em bisel dos membros superiores e inferiores dão vida à escultura(*) e sugerem ao observador uma sensação de um
movimento voluntário, em equilíbrio. Desta forma, o suporte vertical ultrapassa o âmbito desta
sua função tradicional, que é a de servir de apoio, para se integrar na leitura da obra, fazendo parte dela, o que marca, de certo modo, a sua grande originalidade, que eu nunca tinha visto em escultura. Um suporte a fazer parte da própria escultura, que a sustenta no espaço, é, para mim, inédito. Por isso, trouxe para aqui a excelente fotografia da "poeta" Maria Azenha, sem contudo deixar de também realçar a arrojada forma expressiva, registada na pedra pelo autor, e o efeito estético obtido para o conjunto, que nos apanha de surpresa.
Nota: Em esclarecimento posterior, a "poeta" Maria Azenha informou o nome do autor da escultura, aqui publicada, tendo anexado a respetiva nota biográfica, que se transcreve:
"O escultor Rogério Timóteo, nascido em Anços,
concelho de Sintra, foi aluno de Mestre Anjos Teixeira e a partir de 1989
desenvolve trabalho individual.
Frequentou o Curso “Novas Tecnologias em
Mármore” em Vila Viçosa. Posteriormente, frequentou o curso de desenho com
modelo vivo na Sociedade de Belas Artes em Lisboa
Atualmente, vive e trabalha em Sintra. Conta já
com 24 exposições individuais e mais de 100 exposições coletivas. Encontra-se
representado em coleções particulares em Portugal e no estrangeiro".
(*) Correção: Substitui no meu texto a palavra "estátua", utilizada por lapso, por "escultura".
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