Páginas

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Encontrada cidade pré-histórica mais antiga da Europa

Para um jovem que quer ser arqueólogo
Arqueólogos búlgaros dizem ter encontrado localidade mais antiga da Europa
*
Nas imediações de Provadia, cidade no nordeste da Bulgária, foi encontrada a mais antiga cidade pré-histórica da Europa que se conhece. O conjunto, que remonta a 4700-4200 a. C., é um povoado fortificado onde terão vivido 350 pessoas.
Perto do achado existe uma mina de sal, presença essa que será uma boa explicação para a enorme quantidade de riquezas que se encontraram no sítio. Foram desenterrados mais de 3 mil jóias e objectos religiosos. Este conjunto, chamado Tesouro de Varna, é composto pelas peças de ouro trabalho mais antigas que se conservaram.
Vasil Nikolov, investigador do Instituto Nacional de Arqueologia búlgaro, explica que o sal “era um bem extremamente valioso na antiguidade”, tendo sido utilizado como meio de troca e como moeda a partir do sexto milénio antes de Cristo.
As escavações revelaram ruínas de casas de dois pisos, espaços para celebração de rituais, parte de uma porta e três paredes fortificadas. Também foi encontrada uma pequena necrópole, que será estudada em pormenor nos próximos anos.
O tipo de estrutura nada tem a ver com as cidades-estado gregas nem como os povoados romanos ou medievais. “As enormes muralhas que cercam o povoado e que foram construídas com blocos de pedra são algo nunca encontrado em escavações de sítios pré-históricos no sudeste europeu”, acrescenta o arqueólogo Krum Bachvarov, que também refere a importância das posturas de enterramento e os objectos encontrados nos túmulos, sem paralelo naquele país.
Ciência Hoje