Páginas

sábado, 13 de dezembro de 2014


Director da CIA defende métodos de interrogatório agressivos
PÚBLICO
12/12/2014

Agência de espionagem norte-americana entra em modo defensivo após relatório revelar que foram usados métodos brutais e que estes não foram eficazes. John Brennan garante que o programa de interrogatórios, extinto em 2007, não será reactivado por sua iniciativa.

Nas suas primeiras declarações depois da divulgação do relatório do comité de Serviços Secretos do Senado sobre a tortura praticada pela CIA após o 11 de Setembro de 2001, o director da agência de espionagem norte-americana, John Brennan, aconselhou o país a “ultrapassar o debate e seguir em frente”, para poder concentrar-se na resposta aos “desafios correntes” à segurança nacional dos Estados Unidos.
Não é muito comum um director da CIA apresentar-se perante os jornalistas para discutir questões operacionais da agência, habitualmente protegidas pelo segredo de Estado. Mas a conferência de imprensa de John Brennan tornou-se inevitável dado o choque e clamor nacional provocado pelas terríveis descrições contidas no relatório de mais de 500 páginas divulgado na quarta-feira: os americanos exigiram explicações para o comportamento dos serviços secretos (e também do Governo dos EUA).
Conforme lhe competia, o director da CIA apresentou a defesa das actividades da agência no período que se seguiu aos atentados terroristas de 2001 na América, argumentando que houve “muitas coisas bem feitas” num momento difícil e quando “não havia respostas fáceis”. Brennan também frisou que “a acção dos agentes da CIA estava enquadrada pela lei e as políticas [emanadas pela Administração Bush], pelo que não deve ser criticada ou confundida com as acções dos poucos que não respeitaram as regras”.
Ao mesmo tempo, admitiu algumas dúvidas pessoais sobre as técnicas “repugnantes” ou a “necessidade” de torturar pelo menos 39 indivíduos, entre os anos de 2002 e 2007, quando o programa de interrogatórios agressivos foi encerrado. E avançou uma certeza: o programa, que foi oficialmente extinto por ordem executiva do Presidente Barack Obama, logo no seu primeiro dia na Casa Branca, jamais voltará a ser aplicado por iniciativa da CIA. “Caberá a quem faz a política” determinar a sua reactivação, chutou, indicando que um futuro Presidente pode querer reverter a ordem de Obama que proibiu a tortura.
Antes de Brennan, muitos outros altos responsáveis – incluindo o ex vice-presidente dos EUA, Dick Cheney, ou os três directores da CIA durante o período abrangido pelo relatório – vieram a público para defender a sua conduta e atacar o documento produzido pelo comité de Serviços Secretos do Senado, sob a supervisão da democrata Dianne Feinstein. Entre outras conclusões, o Senado aponta para os erros de análise que levaram ao exagero e ao pânico na avaliação dos riscos e das ameaças à segurança interna, bem como para a ineficácia das tácticas brutais de interrogatório e detenção de indivíduos suspeitos de terrorismo – simulação de afogamentos (waterboarding), privação do sono, alimentação por via rectal, ou exposição prolongada a baixas temperaturas de detidos nus… – sublinhando não existir “qualquer prova” de que tenham servido para travar ataques terroristas e salvar vidas.
O director da CIA contestou essa conclusão: “Como já indiquei anteriormente, as nossas análises indicam que o programa de detenções e interrogatórios produziu informação útil que ajudou os EUA a desmontar conspirações terroristas”. Contudo, Brennan matizou a sua afirmação, reconhecendo que não é possível estabelecer uma relação inequívoca de causa e efeito entre o recurso a técnicas agressivas e as informações recolhidas. E também manifestou a sua convicção de que “métodos não-coercivos permitem obter os mesmos resultados, sem qualquer impacto contraproducente na segurança nacional ou na autoridade internacional dos EUA”.
Apesar da tentativa de encerrar o assunto, John Brennan não conseguiu por um ponto final no debate sobre o recurso à tortura por agentes norte-americanos nem demover a opinião pública norte-americana de assacar responsabilidades. Como assinalam vários comentadores políticos, o silêncio do Presidente Barack Obama sobre a questão começa a tornar-se insustentável – e mais ainda, a resistência da sua Administração em tomar medidas contra aqueles que participaram no programa. O próprio Brennan lamentou o “falhanço em responsabilizar alguns agentes pelos erros cometidos” – na CIA, ninguém foi despedido.
O relator especial das Nações Unidas para as questões de contraterrorismo e direitos humanos, Bem Emmerson, considera que a justiça dos EUA não pode ignorar os factos descritos no relatório do Senado, que segundo declarou configuram crimes de guerra. “O programa [de interrogatórios agressivos] foi uma política claramente orquestrada ao mais alto nível da Administração Bush, que permitiu que crimes sistemáticos e graves violações dos direitos humanos e da lei internacional ocorressem”, sublinhou, apelando à responsabilização judicial daqueles que sancionaram e participaram na tortura de prisioneiros.
Rita Siza
PÚBLICO [12 DEZ 2014]



***«»***

Ao autorizar a prática da tortura pelas forças de Segurança (CIA), os EUA colocaram-se ao nível das mais bárbaras e hediondas ditaduras do Terceiro Mundo. E isto sem um clamor de protesto da civilizada Europa, cujos governos se revêem no amiguinho americano, com quem cooperam ativamente, e a quem tudo é perdoado. O cumprimento dos Direito Humanos apenas é exigido aos países hostis e àqueles países que se encontram fora da órbita da sua influência.. 

Sem comentários: