Páginas

domingo, 9 de agosto de 2009

Uma descoberta importante para melhor conhecer e combater os vírus

Uma nova técnica permitiu pela primeira vez a descodificação de todo o mapa genético do vírus HIV, que dá origem à sida, permitindo que os cientistas tenham uma "visão geral" desse genoma e abrindo caminho a novos tratamentos.
Diário de Notícias
***

Cientistas mostram genoma do vírus da sida. Esta é a estrutura do genoma do vírus da sida, tal como foi identificada na Universidade da Carolina do Norte... Foto: Joseph Watts e Kevin Weeks/ Universidade da Carolina do Norte/Reuters
PÚBLICO

***
A descodificação do mapa genético do Vírus HIV e a consequente reconstituição do respectivo genoma representam um avanço de invulgar importância para a Ciência. Por dois motivos. Em primeiro lugar, fica aberta uma maior possibilidade de se descobrirem as substâncias que possam inactivar os vários tipos vírus, e de virem a produzir-se medicamentos para o tratamento eficaz da sida e de todas as doenças virais. Em segundo lugar, a Ciência ficou mais perto de perceber o comportamento bioquímico destes organismos que fazem a transição entre a matéria inanimada e os seres vivos. Os vírus não são considerados seres vivos, porque, devido à ausência do ácido desoxiribonucleico (ADN), não podem fazer autonomamente a sua replicação celular, o que só conseguem, servindo-se do ADN dos organismos onde se alojam. No entanto possuem o ácido ribonucleico, o que lhes permite desencadear as reacções bioquímicas, típicas dos seres vivos mais elementares, as bactérias.
Esta descoberta, que vai abrir novos horizontes para um melhor conhecimento da origem da vida e para a compreensão, inclusivamente a nível atómico, do funcionamento íntimo das mais variadas reacções químicas, que ocorrem nas organelas celulares, vem culminar o grande esforço de investigação, que se desenvolveu vertiginosamente nos Estados Unidos, principalmente a partir do Instituto Rockfeller, de onde saíram as mais importantes descobertas da biologia molecular da bioquímica.

Sem comentários: