Páginas

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Pink Floyd - Another Brick in the Wall

***
Uma notável realização cinematográfica, a ilustrar uma canção de antologia, onde o poema e o ritmo sincopado da música se fundem na denúncia do modelo de educação vitoriano, de vocação totalitária e militarista, e que perdurou na Grã-Bretanha durante muito tempo. As imagens escancaram a dureza dos métodos e a implacável disciplina que recaía sobre os jovens. Uma autêntica razia da individualidade e da criatividade, bem expressa na tentativa de ridicularizar um jovem poeta. Curiosamente, nos meus tempos de estudante, no Liceu de Lamego, testemunhei um episódio idêntico. Numa prova escrita de Português, um colega meu resolveu responder ao pedido de uma composição escrita, que aparecia no final do questionário, com um poema da sua autoria. No dia da entrega da prova, corrigida e classificada, o professor, intencionalmente, deixou para o fim a entrega da prova daquele jovem poeta. Com sarcasmo, ridicularizou-o perante toda a turma, acabando por o esbofetear. Só que, em Lamego, naquele tempo de medo e de ignorância, não foi possível incendiar o liceu, nem fazer a revolta nas ruas. Acabámos por sair modelados em forma de salsicha enlatada, tal como neste filme. Alguns conseguiram libertar-se do aguilhão e apagar da mente os sulcos deixados pela marca do ferro em brasa, como se faz ao gado . Outros, não!
Não sei se, naquele dia, alguém tentou matar a poesia, como também não sei se alguém matou um jovem poeta. Eu, por mim, durante toda a minha vida, tentei resistir!

2 comentários:

Unknown disse...

Eu poderia escrever paginas e paginas sobre essa obra prima.suas qualidades,suas profundiade e sua excepcionalidade.Por isso vou deixar apenas...Pink Floyd mais psicodélico e profundo é impossivél.Essa banda maravilhosa que entrou na minha vida e segue até hoje.
acompanhe meu blog acho que vc vai gostar tem novidades sobre Pink Floyd.
ja estoua companhando o seu.


Alexandre de Castro disse...

Súh:
Só hoje reparei no seu comentário, não me tendo dado conta que se inscreveu como seguidora do Alpendre da Lua, uma vez que, uma anomalia, que ainda não consegui resolver, ocultou a imagem e a identificação de todos os actuais seguidores.
Quando ultrapassar essa anomalia, publicarei o devido agradecimento na página principal.
Irei estar atento ao seu blogue, que já visitei, e, sempre que achar oportuno, intervirei com os meus comentários.
Obrigado pela sua atenção
Alexandre de Castro