Páginas

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Poema: Carta a Picasso (no flickr)

Les Demoiselles d’ Avignon


Foi com surpresa, durante uma pesquisa que estava a fazer na internet, que deparei com o meu poema, "Carta a Picasso", num blogue brasileiro. O poema já tinha sido publicado no blogue Ponte Europa, onde colaboro regularmente, e, posteriormente, no blogue dos Antigos Alunos do Liceu de Lamego, encontrando-se programado para também ser incluído na colectânea "Anotação do Tempo", deste blogue.
Não resisto a antecipar a sua publicação, tal como o blogue flickr o editou.
Julgo conveniente esclarecer que "Les Demoiselles d' Avignon", a célebre pintura que inaugura a corrente cubista da pintura, nada tem a ver com a cidade francesa de Avignon. Picasso ter-se-ia inspirado nas bailarinas que, todas as noites, actuavam num cabaret, situado numa rua das Ramblas da Catalunha, em Barcelona, e que se designava pelo mesmo nome daquela cidade francesa, tal como se pode ler num comentário ao poema, inserto no Ponte Europa.
Com esta tela, Picasso imprimiu à pintura o seu génio criador, revolucionando os conceitos de espaço pictórico e da representação dos elementos figurativos. E foi precisamente na genialidade deste acto criador que me inspirei para escrever este humilde poema, que agora ofereço aos leitores do Alpendre da Lua. (Ver os links)
*
*
*

Sem comentários: