Páginas

domingo, 9 de agosto de 2009

Raul Solnado e Zeloni no Show do Dia 7 (jul-1967)

***
Raul Solnado foi um actor de comédia notável, cuja carreira, com inúmeros êxitos, se desenvolveu na transição do teatro e do cinema para a televisão, mas antes deste último meio de comunicação social se ter massificado, sem ter resistido, na generalidade, à perda de qualidade. Raul Solnado, sem nunca ter assumido rupturas, soube resistir ao facilitismo mediático, à banalização do humor e à sua progressiva degradação. Sempre fiel a si mesmo, construiu as suas peças com um humor sadio e consistente. Ridicularizava sem ofender e fazia rir sem recorrer aos exageros histriónicos e aos lugares comuns, e evitou sempre o mau gosto e a obscenidade. Nunca se abastardou. Havia nele uma sobriedade estilizada de gestos, que lhe permitia fazer sobressair a sua grande capacidade mímica e a sua peculiar vocalização do discurso.
O programa Zip, Zip, foi, sem dúvida, uma das suas maiores realizações televisivas, fazendo rir inteligentemente um país cinzento e triste, e causticando, tanto quanto era possível, num regime de censura, as taras de uma sociedade adormecida.
Vai ser difícil, nos próximos tempos, ver surgir um humorista com o recorte de Raul Solnado, já que, nestes tempos, a estratégia do fenómeno televisivo baseia-se numa elevada rotatividade dos actores, não dando tempo para que os melhores consolidem o seu talento, e rejeitando ou excluindo aqueles que pretendem ultrapassar humor rasca.

Sem comentários: