Páginas

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

GLÓRIA A DALI!... GLÓRIA A PICASSO!...



Museu Exposição de Salvador Dalí em Madrid com recorde de visitantes

Com mais de 630.000 visitantes, a mostra que o Museu Rainha Sofia dedica a Salvador Dalí é a mais visitada da história das exposições organizadas em Madrid, ultrapassando os 600.000 visitantes que teve “El Hermitage en el Prado”.
Inaugurada a 26 de Abril, a exposição inclui obras do pintor surrealista nunca antes exibidas em Espanha, como “Las bañistas”, do Museu de Saint Petersburg (Florida, Estados Unidos), “La persistencia de la memoria”, do MoMA (Nova Iorque, Estados Unidos), ou “Alucinación: seis imágenes de Lenin sobre un piano”, do Centro Pompidou (Paris, França).
A pouco mais de duas semanas do fim da exposição, a 02 de setembro, a afluência de visitantes tem aumentado e o museu prevê alargar o horário nos próximos dias 30 e 31, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.
A mostra realizada em 2006, conjuntamente pelo Museu do Prado e Rainha Sofia, intitulada “Picasso. Tradición y Vanguardia” contou com um total de 785.000 visitantes, contabilizando os dois espaços.
O interesse despertado por Dalí, no entanto, levou a mostra no Rainha Sofia a ultrapassar o número de visitantes que uma exposição de Sorolla no Prado recebeu em 2009 (459.267), tal como os que contemplaram “Goya en tiempos de guerra”, em 2008, também no Prado (437.327).

***«»***
Dali, tal como Picasso, foi um génio da pintura. Ergueu-a até às raias da loucura. Imorredoiras, as suas obras irão galvanizar todas as gerações futuras, pelo arrojo de uma febril imaginação, que foi capaz de desconstruir artisticamente todas as fronteiras do mundo real. 
A Espanha bem pode orgulhar-se destes dois "monstros" da pintura, que também já são pertença de toda a Humanidade, que os reclama como "heróis e filhos queridos" da Arte, incluindo-os no património imaterial da sua memória e da sua História.
GLÓRIA A DALI!... GLÓRIA A PICASSO!...

2 comentários:

Tais Luso de Carvalho disse...

Picasso e Dali, dois monstros sagrados, Patrimônio da Humanidade! Verdadeiros gênios.
Ótima sua matéria, parabéns!

Abraços
Tais

Alexandre de Castro disse...

Melhor do que eu, a grande pintora e historiadora de Arte, Tais Luso, saberá avaliar a importância da grande revolução operada na trajetória da Pintura, por Dali e por Picasso. Depois deles, tudo foi diferente.