domingo, 26 de setembro de 2010

Farmville: Pensado para viciar, garante especialista

O Farmville é um verdadeiro engodo, assim como a filosofia que enforma o Facebook. Como diz este especialista da Universidade do Minho, que o Expresso entrevistou (ver ligação), o jogo apenas se destina a fidelizar os aderentes. Eu acrescentarei que existe naquele jogo a técnica manipulatória da infantilização, habilmente concebida para sublimar o desejo, que cada ser humano manifesta inconscientemente, de regressar aos tempos da infância, ou, pelo menos, de recuperar ludicamente a sua respectiva memória.
O próprio Facebook também utiliza várias técnicas para que a rede se multiplique em cascata.
Eu aderi com relutância ao Facebook, apenas para ser simpático para quem me convidava, mas rejeitei sempre, por higiene mental, corresponder às solicitações para aderir ao Farmville ou a qualquer outro jogo.
Acautelem-se os entusiastas do Facebook, pois as vossas mensagens podem acabar por chegar aos destinatários menos desejáveis ou aos mais inconvenientes. Já ocorreram, naquele mundo fantasiado e travestido de um enganador poder virtual, muitos amargos de boca e muitos dissabores. Não tardarão a surgir estudos sociológicos e investigações jornalísticas sobre esta matéria.
http://clix.expresso.pt/farmville-pensado-para-viciar-garante-especialista=f605434