A Justiça em Estado Puro
Quero que me ensinem também o valor sagrado da
justiça — da justiça que apenas tem em vista o bem dos outros, e para si mesma
nada reclama senão o direito de ser posta em prática. A justiça nada tem a ver
com a ambição ou a cobiça da fama, apenas pretende merecer aos seus próprios
olhos. Acima de tudo, cada um de nós deve convencer-se de que temos de ser
justos sem buscar recompensa. Mais ainda: cada um de nós deve convencer-se de
que por esta inestimável virtude devemos estar prontos a arriscar a vida,
abstendo-nos o mais possível de quaisquer considerações de comodidade pessoal.
Não há que pensar qual virá a ser o prémio de um acto justo; o maior prémio
está no facto de ele ser praticado. Mete também na tua ideia aquilo que há
pouco te dizia: não interessa para nada saber quantas pessoas estão a par do
teu espírito de justiça. Fazer publicidade da nossa virtude significa que nos
preocupamos com a fama, e não com a virtude em si. Não queres ser justo sem
gozares da fama de o ser ? Pois fica sabendo: muitas vezes não poderás ser
justo sem que façam mau juízo de ti! Em tal circunstância, se te comportares
como sábio, até sentirás prazer em ser mal julgado por uma causa nobre!
Séneca, in 'Cartas a Lucílio'
***«»***
Lúcio Aneu Séneca (4 A,C, 65 D.C.) teve a honra, muitos séculos depois de morrer, de vir a figurar na galeria dos grandes escritores da Antiguidade
Clássica, na Divina de Comédia, de Dante. Mais poeta do que filósofo, já que na
sua obra literária os sentimentos suplantam em importância as ideias, Séneca,
não deixa, contudo, de ser referido na História da Filosofia. Sem se encaixar em
nenhum sistema filosófico, tal era o seu sentido de independência, que
cultivava, ele aproxima-se do estoicismo e do epicurismo. É precisamente em Epistolae
morales dirigidas a Lucílio, que estas suas ideias filosóficas se
exprimem vigorosamente e de uma forma sedutora, ao ponto de terem influenciado os
primeiros textos dos cristãos, isto no que diz respeito ao estoicismo. Sabe-se que
se teria encontrado com Paulo, em Roma, em meados do século, quando o cristianismo ainda era uma
filosofia religiosa incipiente.
AC
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário