sábado, 30 de março de 2013

A Justiça em Estado Puro - Séneca



A Justiça em Estado Puro 
Quero que me ensinem também o valor sagrado da justiça — da justiça que apenas tem em vista o bem dos outros, e para si mesma nada reclama senão o direito de ser posta em prática. A justiça nada tem a ver com a ambição ou a cobiça da fama, apenas pretende merecer aos seus próprios olhos. Acima de tudo, cada um de nós deve convencer-se de que temos de ser justos sem buscar recompensa. Mais ainda: cada um de nós deve convencer-se de que por esta inestimável virtude devemos estar prontos a arriscar a vida, abstendo-nos o mais possível de quaisquer considerações de comodidade pessoal. Não há que pensar qual virá a ser o prémio de um acto justo; o maior prémio está no facto de ele ser praticado. Mete também na tua ideia aquilo que há pouco te dizia: não interessa para nada saber quantas pessoas estão a par do teu espírito de justiça. Fazer publicidade da nossa virtude significa que nos preocupamos com a fama, e não com a virtude em si. Não queres ser justo sem gozares da fama de o ser ? Pois fica sabendo: muitas vezes não poderás ser justo sem que façam mau juízo de ti! Em tal circunstância, se te comportares como sábio, até sentirás prazer em ser mal julgado por uma causa nobre! 

Séneca, in 'Cartas a Lucílio'

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Lúcio Aneu Séneca (4 A,C, 65 D.C.) teve a honra, muitos séculos depois de morrer, de vir a figurar na galeria dos grandes escritores da Antiguidade Clássica, na Divina de Comédia, de Dante. Mais poeta do que filósofo, já que na sua obra literária os sentimentos suplantam em importância as ideias, Séneca, não deixa, contudo, de ser referido na História da Filosofia. Sem se encaixar em nenhum sistema filosófico, tal era o seu sentido de independência, que cultivava, ele aproxima-se do estoicismo e do epicurismo. É precisamente em  Epistolae morales dirigidas a Lucílio, que estas suas ideias filosóficas se exprimem vigorosamente e de uma forma sedutora, ao ponto de terem influenciado os primeiros textos dos cristãos, isto no que diz respeito ao estoicismo. Sabe-se que se teria encontrado com Paulo, em Roma, em meados do século, quando o cristianismo ainda era uma filosofia religiosa incipiente.
AC