Páginas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Citação: Heráclito de Éfeso


Este mundo de todos os seres, nenhum deus ou homem o criou, mas sempre foi e é e será um fogo sempre vivo, acendendo-se gradualmente e gradualmente se apagando.
Heráclito (540-480 a.c.)
***
Heráclito de Éfeso pertence à segunda geração de filósofos da Grecia Antiga e que sucedeu à de Tales de Mileto, o fundador do pensamento filosófico, aquele pensamento que busca,  sem quaisquer preocupações utilitaristas, a universalidade do conhecimento e as causas últimas da explicação do mundo e dos homens.
Foi, pois, de Mileto e de Éfeso, duas cidades jónicas da Ásia Menor, que o pensamento se libertou das explicações mitológicas e religiosas (de rara beleza literária), e passou a utilizar o rigor de conceitos racionais. Heráclito foi o filósofo do fogo, um dos quatro elementos primordiais da matéria, elegendo-o como criador do mundo e dos homens e concebeu a teoria do devir, que admitia a transformação constante de todas as coisas (panta rei). "O frio torna-se calor e o dia torna-se noite". Concebeu também  conceito de contradição, que chegou até aos nossos dias, e que serviu de base conceptual e metodológica ao idealismo de Hegel e ao materialismo dialético de Karl Marx.

Sem comentários: