Páginas

sábado, 22 de abril de 2017

PORTUGAL ANTES DO 25 DE ABRIL-100 FOTOGRAFIAS

Vídeo retirado do Grupo "Os Valores de Abril no Futuro de Portugal"

São imagens do rasto do tempo, que me rasgam a memória dorida. O tempo das catacunbas e da escuridão, vivido na vigília da noite, à espera das libertadoras alvoradas. Um tempo que nos esmagava o sonho e cortava as asas e que nos impedia de voar em liberdade e uma dor profunda, pelo povo que sofria nas amarras do silêncio e pelos soldados que morriam ingloriamente, numa guerra bárbara e injusta.
Eu sei que esta dor não é compreendida pelos que vieram depois daquela alvorada, porque se trata de uma dor da memória, apenas sentida por quem a viveu e sofreu...
Para compreender a importância do 25 de Abril de 1974, é necessário, antes de tudo, perceber o que era Portugal, antes dessa gloriosa data. As imagens, que hoje vos mostro, são elucidativas e dispensam as palavras dos discursos de ocasião.
Pertenço à Geração de Abril. Pertenço à ultima geração que participou na Guerra Colonial. Esta minha geração já é a única que tem a memória viva do que eram eram aqueles tempos de chumbo e de miséria. E esta geração, pelo ordenamento da leis da vida, está lentamente a desaparecer. Temo que as gerações que se lhe seguiram, e talvez por nossa culpa, se esqueçam dessa memória viva, e permitam que, por outras formas capciosas, Portugal regresse aos tempos da escuridão.
Alexandre de Castro
2017 04 22

2 comentários:

Rogério G.V. Pereira disse...

Pensando, exactamente nisso
escrevi um livro

mal falo nisso
mas tenho esperança que meus netos o leiam

Alexandre de Castro disse...

Por vezes, os avanços da História tropeçam nos alçapões dos retrocessos. E tenho medo que os povos percam a memória.