Páginas

domingo, 20 de dezembro de 2015

Edith Piaf nasceu há 100 anos...


Édith Piaf - Ne me quitte

A grande cantora Édith Piaf, que marcou indelevelmente a canção francesa, no século passado, e que se afirmou como um símbolo da França e, principalmente, da cidade de Paris, nasceu, nesta cidade, em 15 de Dezembro de 1915. A sua vida não foi fácil. Como criança, conheceu a miséria, e, já no auge da fama e na recta final da sua carreira, passou por uma vida atribulada, com os dramas sentimentais e os graves problemas de saúde a provocarem-lhe grandes sofrimentos. Deixou-nos no vinil a sua voz inconfundível e as suas imortais canções, que ainda brilham no imaginário da França e na memória de todos aqueles que ainda a conheceram em vida, como é o meu caso.

Veja aqui, no Expresso, um breve, mas elucidativo, apontamento biográfico da diva. 

3 comentários:

mariagomes disse...

...lamento informá-lo mas esta voz não é de Édith!
é belíssima, bem como a canção ( para mim a mais bonita que ouvi até o dia de hoje). A informação que tenho é que Edith não cantou a pérola de Brel.

Alexandre de Castro disse...

Desculpe-me, Maria Gomes, mas só hoje, por um mero acaso, fui encontrar esquecido, na caixa dos comentários a aguardar moderação, esta sua mensagem, que imediatamente publiquei. Não sei explicar a razão porque me escapou a respectiva notificação no gmail.
Agradeço a informação. Eu limitei-me, de boa fé, a transcrever o vídeo do youtube, que apresenta a Edith como intérprete, embora este facto não garanta autenticidade das fontes.
O caso merecia ser denunciado, ao youtube, para que a verdade fosse reposta.
Obrigado.

Alexandre de Castro disse...

Correcção: " fui encontrar esquecida" e não " fui encontrar esquecido".