Páginas

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O processo de Olli Rehn, segundo Kafka


Segundo Olli Rehn serão os mercados que aferirão o nosso sucesso ou insucesso. Ou seja, o sucesso de Portugal, não será medido pelo clube a que pertence, mas sim aos "mercados", essa entidade invisível, líquida e não identificável. Se isto é a Europa, para que é que desejamos pertencer a ela?
Fernando Sobral

***«»***
Encarando toda a atividade humana como um negócio (incluindo a própria cultura), os agentes do capitalismo financeiro adquiriram um poder imenso, que lhes abriu a porta para poderem influenciar a política global e as políticas de cada país, em particular. Os políticos, quando chegam ao poder, e sem que tenham um mandato claro dos eleitores, nesse sentido, rapidamente iniciam a aplicação de políticas económicas (umas até encomendadas) do agrado do mundo da finança, da indígena e da internacional, torpedeando assim qualquer processo democrático.  Através das bolsas e dos bancos, o capital organizou um gigantesco processo operacional, que veio mercantilizar financeiramente a maior parte das atividades económicas das sociedades. Tudo se joga nas bolsas, que, através da procura e da oferta, às quais se junta a especulação, fixam, a cada momento, o valor dos produtos. Com este processo, a própria moeda de cada país ganha a distorcida dimensão de mercadoria, em desfavor das suas funções matriciais, a de meio de troca e a de meio de pagamento.
A própria dívida soberana dos países não escapou a este processo, que está a ser constantemente envenenado com manobras especulativas, destinadas a encontrar taxas de juro hiper-valorizadas, que permitam uma maior encaixe financeiro. E, com esta acelerada financeirização da economia, a dívida transformou-se gradualmente num instrumento de poder e de chantagem. Portugal que o diga.  

2 comentários:

Ana disse...


Portugal que o diga...mas quem diz mais é o povo que está a ficar depenado....já está.....Quem ganha é sempre os mesmos....Europa serviu para nos tramar...mais os corruptos que nos andam a governar. Os mais ricos é que andam a encher os bolsos com os juros que cobram....não estão a ajudar nem fazer favor.....

Alexandre de Castro disse...

Ana: O euro transformou-se na arma do saque silencioso, meticulosamente organizado pelos países ricos da Europa. A Dívida foi a grande estratégia desse saque.
Obrigado, pelo seu comentário.