segunda-feira, 30 de julho de 2012

A estatístic​a, o não diferencia​l, e a pura estupidez. - por Olímpio Alegre Pinto


95% das respostas que se recebem, ou são desculpas
hipócritas, ou espúrias justificações; 2,5% são falsas
intenções, 2.5% são putativas explicações.
O resto, obviamente, é zero.
- As atávicas e permanecentes miserabilidades da
cultura e da mentalidade paisanas e intelectualóides
hodiernas e pomposas, permanecem, e potenciam-se
através do mais impressionante, ignorante,
incompetente, bacoco, sacana, estúpido e pérfido
compadrio entre a estultícia e cupidez políticas,
a miserabilidade criminosa do capital, e a pura
estupidez cobardola, subserviente e bronca, da
ridícula mas "eficaz" dita "comunicação social".
O.A.A.P.
Jul 2012

O Espantalho - por Fausto Marsol


“Num país que está na UE desde 1986 e em que o salário à hora de um trabalhador qualificado no sector industrial é de 10 €, se um empresário não consegue ser competitivo, é porque existem outras questões que precisam de ser abordadas.” – Albert Jaeger, austríaco, um dos técnicos integrantes da missão de observação permanente do FMI em Portugal, em declarações à Revista do Expresso de 14 de Julho.  “Sendo o povo, naturalmente, menos conhecedor do que aqueles que tiveram acesso a outras mais elevadas fontes de conhecimento, não será mesmo assim avisado desprezar a sua sabedoria milenar e a ele tenho ouvido sempre dizer que o barato sai caro: se é na barateza de mão-de-obra que se baseia a gestão e a rentabilidade das empresas, não lhes auguro grande futuro: baixa será a qualificação dos efectivos, baixo o valor acrescentado do que é produzido e, por certo, fracos os argumentos concorrenciais – e sempre haverá povos, desafortunadamente por muitos anos ainda, neste assimétrico mundo, que, por necessidade de sobrevivência, se disponham a vender o seu esforço por meio quilo de farinha. Segurança alguma haverá para um empreendimento assente sobre tão frágeis alicerces.” – Capítulo XVIII - Da Repartição da Riqueza, de Maquiavel para Gestores Contemporâneos – Como Tornar-se Príncipe da Gestão, Fausto Marsol (2ª edição, Bnomics, 2009)Foto do autor, sobre escultura d´ O Espantalho (V. N. Mil Fontes).
***«»***
Nota do Editor: É um prazer acolher neste espaço este lúcido apontamento, enviado por email, de Fausto Marsol, também ele um antigo aluno de liceu de Lamego.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Anotação do Tempo: Dissertação sobre a mentira e a verdade…


Dissertação sobre a mentira e a verdade…

Excelentíssimo Senhor:
Devo informá-lo que na sua última missiva
contraria tudo aquilo que disse anteriormente.

Caro amigo:
Informo-o que deve sempre considerar como verdadeiro
tudo aquilo que eu afirmar na minha última mentira…
Devolvo-lhe a acusação, pois é o senhor que mente,
já que não leva em linha de conta que a verdade
é uma entidade volúvel, que no dia seguinte
já não é válida

Alexandre de Castro
Lisboa, Julho de 2011

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Poema: A vera essência - por Olímpio A. Alegre Pinto


A vera essência

Pais... é quase tudo!... é ascendência!...
Filhos... é mesmo tudo!... é metafísica!...
Amizade... é o sublime!... é transcendência!...
Camaradagem... é intensidade!... é excelência!...

Amor... é loucura!... é inconsciência!...
E... em seu imo...
O mais que tudo!...
A vera essência!

Olímpio A. Alegre Pinto
Jan. 2011

Cartão Relvas...

***«»***
Em Portugal, nunca um ministro foi sujeito a tanta chacota! Mas o mais hilariante é que o homem não se demite, nem ninguém o demite. Cavaco Silva e Passos Coelho falam do caso como se Relvas fosse uma entidade virtual. Atrevo-me a dizer que o país já perdeu a dignidade. A seguir irá perder a liberdade e, depois, a independência.

Olhando o Alentejo e a magia da sua beleza...


A uma grande e nobre amiga que, lá longe, numa terra de brumas, estranha, cinzenta e triste, procura nas pontas da rosa dos ventos a sua carta de marear, pousando o seu doce olhar, coberto por uma saudade imensa, na vastidão da planicie, na hora do sol poente.      
Clicar aqui:
http://rendarroios.blogspot.pt/2012/07/do-amor-e-da-revolta.html

Best of (Relvas)

Amabilidade do Carlos Trindade
e do Olímpio Alegre Pinto

Poema: Improviso (mais um) pedagógico... - por Ademar


Improviso (mais um) pedagógico...

Inscreve-te no PS miúdo
inscreve-te no PS ou no PSD
não precisas de saber conjugar os verbos
poderás até licenciar-te ao domingo
por correspondência
se queres garantir o futuro
inscreve-te no PS ou no PSD
cola cartazes
insulta anonimamente os bloguistas do reviralho
entra nas coreografias de campanha
e faz-te pau de todas as bandeiras
ladra à oposição
sê um cão atrevido
inscreve-te no PS miúdo
inscreve-te no PS ou no PSD
e se fores miúda
experimenta o poder da horizontalidade
escolhe apenas bem o patrono
ou a patrona
em dez anos garanto-te
estarás na assembleia
a caminho do governo
ou de um conselho de administração.
Ademar

21.09.2009

terça-feira, 24 de julho de 2012

Poema: A meu Pai e a meu Filho - por Olímpio António Alegre Pinto*


A meu Pai e a meu Filho

Era um Pêndulo! ... Ausente de apoio, suspenso no vazio infinito
do inter-estelar. Era atípico - oscilava sem período, por vezes
vibrava, em grandes amplitudes, entre a Sinuosidade da
Filosofia e a Verticalidade da Geometria. Quedava-se,
um quanto, na insondável Música da Poesia. No Espaço sem fim,
não via as estrelas, e a voracidade do Tempo não lhe permitia
o que mais almejava - ser como a Luz... e encontrá-las, por fim...
e para sempre!... mesmo secando a Curva do Espaço
e vencendo o tempo do Tempo.

Sofrido, sublimava o isolamento e a ânsia aproximando-se
do Planeta Azul, tentando uma resposta que iluminasse a escura
vastidão da Existência à sua volta. Era persistente - procurava
com denodo, nunca desistia, mas... jamais encontrara. ...
Até que, um dia, no extremo cansado, quase dormente,
viu o Sol brilhar no horizonte - pensou que mais um dia
despontava... mas não! - o dia acabara e o ocaso
incendiara-se. ...
A custo, pôs-se de pé, e, na vertical, solene, brilho no olhar,
saudou o Sol Poente ... ajoelhou-se devagar, e mais lentamente
se deitou, de lado, e, nos olhos cansados, no Coração tremente,
recebeu a homenagem do último raio de Luz, do Sol Poente.
A última memória mostrou-lhe toda a vida - parando,
em sorriso quente, em seus Amigos e em seus Amores,
a quem afagou...
Fechou os olhos... e adormeceu para Sempre.

Ainda hoje, nas noites mais escuras e solitárias,
aparece por vezes, no Firmamento, uma estranha
Constelação - é como um Falcão - Voa ...
e desaparece para além da imaginação.
Olímpio António Alegre Pinto

Idos de Julho... de 2012.

Escrita à mão, em letra miudinha, apareceu no fim do poema, e sem qualquer identificação, a seguinte anotação:
“Amigo Olímpio:
Quero dizer-te que me apunhalaste com o mais belo punhal da tua coleção - o teu punhal de prata”.

* Poema inédito, oferecido pelo autor ao Alpendre da Lua.

domingo, 22 de julho de 2012

Anotação do Tempo: Dissertação sobre a dúvida da existência de deus…

Imagem retirada da página do Facebook da Sónia M

Dissertação sobre a dúvida da existência de deus

Sobre a não existência

O ónus da prova pertence aos que primeiro afirmaram deus existe e não aos que depois disseram deus não existe. Ninguém poderia, no ponto de vista histórico e antropológico, ter afirmado deus não existe, se, anteriormente, alguém não tivesse dito “deus existe”. O princípio da afirmação da existência precede o princípio da afirmação da não existência. Não me peçam para demonstrar que deus não existe, sem antes pedirem a respetiva demonstração aos que primeiro afirmaram que deus existe.
Durante muitos séculos, judeus e cristãos andaram enganados, julgando, como dizem as escrituras, que a Terra é o centro do Universo, um dogma que Copérnico e Galileu, através da ciência, arrasaram, com a teoria heliocêntrica, dando assim razão aos que, antes deles, acreditavam que a Terra não era o centro do Universo.
Também aqueles, que andam agora a dizer que deus existe, estão a validar a afirmação daqueles que dizem que deus não existe, a única fórmula que até agora é verdadeira, pois ainda ninguém viu a criatura.
Em resumo: demonstrem-me primeiro que deus existe, e só depois, então, poderemos falar

Sobre a existência

O meu vizinho de cima, um velho de noventa anos, dá, todos os dias, apoiado nas suas muletas, três saltos mortais, fazendo um grande estardalhaço no prédio. Um salto, de manhã, antes do pequeno-almoço. Um segundo salto, ao meio dia, antes do almoço e um terceiro, ao fim da tarde, antes do jantar. Dispensa o quarto salto, antes de se deitar, pois tem medo de morrer durante o sono, pelo efeito da turbulência cerebral, segundo me disse.
Fiquei admirado com a agilidade do velho e pensei logo que aquilo poderia dar uma boa história sobre o fenómeno do sobrenatural.
Contei isto ao meu vizinho do lado, e ele não acreditou, ao ponto de se ter dado ao trabalho de passar vinte e quatro horas com o ouvido colado à porta do meu vizinho de cima. Veio dizer-me que apenas ouviu o velho a ressonar durante a noite, acrescentando que eu devia estar a delirar.
Fiquei ofendido com a afronta, e, de maus modos, respondi-lhe que iria espalhar a boa nova por toda a parte. Ao fim de dois meses já tinha milhares de crentes, em fila, à porta do meu prédio, para ouvirem o estardalhaço provocado pelos saltos mortais do velho. Lembrei-me depois de começar a cobrar um pequeno óbolo, que dividia com o velho. Tudo isto enfureceu o meu vizinho do lado, que não se cansava, sem qualquer êxito, de, perante todas aquelas pessoas, que aguardavam a sua vez de ouvir o extraordinário fenómeno, acusar-me de charlatão.
Comecei a perceber que tinha inventado um deus…
Alexandre de Castro

A verdadeira origem do povo Português

Sugestão da Lara Raquel Caldeira Ferraz, que
o publicou na sua página do Facebook.
***#***
Está tudo explicado!... A culpa não é da troika nem é do euro. A culpa é do A25-BIS-DR2 e do A26-B38-DR13, dois genes que marcam a especificidade do mapa genético dos portugueses. Com uma caldeirada genética deste tipo, ninguém se entende. Por isso, a partir deste momento, deixo de fazer análise política. Já não é necessário... Aqueles dois genes atrapalham tudo.

sábado, 21 de julho de 2012

Homem com maior pénis do mundo retido em aeroporto com "volume suspeito"

Casal mais feliz do mundo
Jonah Falcon foi detido e revistado no aeroporto de San Francisco por causa de uma embalagem volumosa escondida nas suas calças, mas o que os funcionários não sabiam é que estavam a revistar as calças do homem com o maior pénis do mundo.
Jornal de Notícias
***«»***
Até faz inveja aos cavalos e aos elefantes!...

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/MundoInsolito/Interior.aspx?content_id=2670202

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Miguel Torga: O romantismo cívico da agressão...

Clicar na imagem para a ampliar
Amabilidade do Jorge Magalhães Ribeiro


Poema: A leveza dos meus sentidos - por Sónia M


A leveza dos meus sentidos

O chão já não range à minha passagem,
nem sinto a pedra fria
nos meus pés descalços.
Desconfio que morri durante a noite
pela estranha leveza do meu corpo.
E só pode ser morte!
Porque já não sinto o peso do mundo.
Posso dançar, agarrada à pena que perdeste
ao fugir pela janela,
rasgando o ar que respiro
com o seu delicado baile.
...e deixar-me cair suavemente,
sorrindo, como naquele dia
em que me chamaste Amor, pela primeira vez!
Sónia M.

Retirado do blogue Sussurros
http://soniagmicaelo.blogspot.pt/2012/06/leveza-dos-meus-sentidos.html

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Carta de um amigo: Sobre as teocracias


Caro P...
Subscrevo inteiramente o texto enviado em anexo, no que diz respeito ao martirizado povo da Palestina. No entanto, coloco algumas reservas à bondade do autor em relação ao regime dos ayhatolas do Irão. Aí a história é outra, pois repudio qualquer tipo de teocracia, seja ela islâmica, cristã ou de qualquer outra religião. As teocracias degeneram sempre em brutais ditaduras, não admitindo desvios às rígidas normas impostas, invocando-se sempre o nome de Deus. E eu defendo intransigentemente os valores da Liberdade, da Laicidade e da Democracia.
Um abraço
Alexandre de Castro

Vamos também Observar - por João Fráguas


Vejam só a imensa quantidade de gente que anda a observar ...Dá para imaginar quanta gente aqui trabalha... vamos fazer um calculo !!!
Contamos pelo menos 111 Observatórios vezes 20? empregados? (entre Presidente, Vices, Vogais, Adjuntos, Tesoureiros, Secretárias, Administrativos, Motoristas e Porteiros)...
Estamos a falar de pelo menos 2200 Portugueses que têm a tal oportunidade de que o outro falava de ter um emprego !!!
Afinal, quem observa somos nós e pagamos bem caro o que depois falta para pagar a saúde, a educação, os submarinos..

Observatório do medicamentos e dos produtos da saúde
Observatório nacional de saúde
Observatório português dos sistemas de saúde
Observatório da doença e morbilidade (...se só para a saúde são 3 para a doença 1 é pouco!!!)
Observatório vida
Observatório do ordenamento do território
Observatório do comércio
Observatório da imigração
Observatório para os assuntos da família
Observatório permanente da juventude
Observatório nacional da droga e toxicodependência
Observatório europeu da droga e toxicodependência
Observatório geopolítico das drogas (...mais 3 !!!)
Observatório do ambiente
Observatório das ciências e tecnologias
Observatório do turismo
Observatório para a igualdade de oportunidades
Observatório da imprensa
Observatório das ciências e do ensino superior
Observatório dos estudantes do ensino superior
Observatório da comunicação
Observatório das actividades culturais
Observatório local da Guarda
Observatório de inserção profissional
Observatório do emprego e formação profissional (...???)
Observatório nacional dos recursos humanos
Observatório regional de Leiria(...o que é que esta gente fará ??)
Observatório sub-regional da Batalha (...deve observar o que o de Leiria deveria fazer ??)
Observatório permanente do ensino secundário
Observatório permanente da justiça
Observatório estatístico de Oeiras (...deve ser para observar o SATU !!!)
Observatório da criação de empresas
Observatório do emprego em Portugal (...este é mesmo brincadeira !!!)
Observatório português para o desemprego (...este deve ser para "espiar" o anterior !!!)
Observatório Mcom
Observatório têxtil
Observatório da neologia do português(...importante para os acordos "Brasilaicos-Portuenses" e mudar a Estória deste Brasilogal !!!)
Observatório de segurança
Observatório do desenvolvimento do Alentejo (...este deve ser para criar o tal deserto do Sr. "jamé" !!!)
Observatório de cheias (...lol...lol...)
Observatório das secas (...boa...)
Observatório da sociedade de informação
Observatório da inovação e conhecimento
Observatório da qualidade dos serviços de informação e conhecimento(...mais 3 !!!)
Observatório das regiões em reestruturação
Observatório das artes e tradições
Observatório de festas e património
Observatório dos apoios educativos
Observatório da globalização
Observatório do endividamento dos consumidores (...serão da DECO ??)
Observatório do sul Europeu
Observatório europeu das relações profissionais
Observatório transfronteiriço Espanha-Portugal (...o que é estes fazem ???)
Observatório europeu do racismo e xenofobia
Observatório para as crenças religiosas (...gerido pelo Patriarcado com dinheiros públicos ???)
Observatório dos territórios rurais
Observatório dos mercados agrícolas
Observatório dos mercados rurais (...espetacular)
Observatório virtual da astrofísica
Observatório nacional dos sistemas multimunicipais e municipais (...valha-nos a virgem !!!)
Observatório da segurança rodoviária
Observatório das prisões portuguesas
Observatório nacional dos diabetes
Observatório de políticas de educação e de contextos educativos
Observatório ibérico do acompanhamento do problema da degradação dos povoamentos de sobreiro e azinheira (lol...lol...)
Observatório estatístico
Observatório dos tarifários e das telecomunicações (...este não existe !!! é mesmo tacho !!!)
Observatório da natureza
Observatório qualidade (...de quê??)
Observatório quantidade (...este deve observar a corrupção descarada)
Observatório da literatura e da literacia
Observatório nacional para o analfabetismo e iliteracia
Observatório da inteligência económica (hé! hé!! hé!!!)
Observatório para a integração de pessoas com deficiência
Observatório da competitividade e qualidade de vida
Observatório nacional das profissões de desporto
Observatório das ciências do 1º ciclo
Observatório das ciências do 2º ciclo (...será que a Troika mandou fechar os do 3º, 4º e 5º ciclos)
Observatório nacional da dança
Observatório da língua portuguesa
Observatório de entradas na vida activa
Observatório europeu do sul
Observatório de biologia e sociedade
Observatório sobre o racismo e intolerância
Observatório permanente das organizações escolares
Observatório médico
Observatório solar e heliosférico
Observatório do sistema de aviação civil (...o que é este gente fará ??)
Observatório da cidadania
Observatório da segurança nas profissões
Observatório da comunicação local(...e estes ???)
Observatório jornalismo electrónico e multimédia
Observatório urbano do eixo atlântico (...minha nossa senhora !!!)
Observatório robótico
Observatório permanente da segurança do Porto (...e se cada cidade fosse criado um !!!)
Observatório do fogo (...que raio de observação !!)
Observatório da comunicação (Obercom)
Observatório da qualidade do ar(...o Instituto de Meteo e Geofisica não faz já isto ???)
Observatório do centro de pensamento de política internacional
Observatório ambiental de teledetecção atmosférica e comunicações aeroespaciais (...este á bom !!! com o nosso desenvolvimento aero-espacial !!!)
Observatório europeu das PME
Observatório da restauração
Observatório de Timor Leste
Observatório de reumatologia
Observatório da censura
Observatório do design
Observatório da economia mundial
Observatório do mercado de arroz
Observatório da DGV
Observatório de neologismos do português europeu
Observatório para a educação sexual
Observatório para a reabilitação urbana
Observatório para a gestão de áreas protegidas
Observatório europeu da sismologia (...o Instituto de Meteo e Geofisica não faz isto também ???)
Observatório nacional das doenças reumáticas
Observatório da caça
Observatório da habitação
Observatório Alzheimer
Observatório magnético de Coimbra

Em que é que toda esta gente que "Observa" tornou o País melhor ?
João Fráguas 
***«»***
Portugal é um país de observadores.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

D. Januário Torgal Ferreira: Este governo é profundamente corrupto

D. Januário Torgal Ferreira não poupou nas palavras e acusou directamente o Governo de Passos Coelho de "corrupto". O bispo das Forças Armadas disse mesmo, ontem à noite na TVI 24, que os membros do governo de Sócrates eram uns "anjinhos" por comparação estes "diabinhos negros".
Laura Raquel Ferreira Ferraz (Facebook)
 

terça-feira, 17 de julho de 2012

Notas do meu rodapé: As ligações perigosas das maçonarias.

Clicar na imagem para a ampliar
A Maçonaria, ou melhor, as maçonarias sempre se desenvolveram numa lógica de poder, promovendo a defesa de classe dos interesses dos seus membros e criando entre eles uma forte ligação solidária e fraternal. E é esta linha de pensamento e ação que atravessa desde os tempos imemoriais do ainda incipiente movimento maçónico da chamada Maçonaria Primitiva, de que muito pouco se conhece. Mas é na Idade Média, com a Maçonaria Operativa, alimentada pelos obreiros das catedrais, e com a Maçonaria Especulativa, nascida na época iluminista, e que centrou a sua ação no pensamento e na razão, que esta forma de associativismo secreto e reservado atingiu o seu máximo esplendor, passando a ter uma grande importância no poder político e na sociedade mais intelectualizada. 
Em Portugal, foi o Grande Oriente Lusitano, fundado em 1802, a manter até ao advento do 25 de Abril o monopólio do exercício da atividade maçónica, tendo tido grande influência na instauração do Liberalismo, na implantação da República e na oposição ao Salazarismo. Os principais vultos da intelectualidade e os militares mais prestigiados eram maçons, e era na atividade desenvolvida na sua loja que eles faziam o tirocínio para os altos cargos da política.
Quando se chega ao 25 de Abril, é o Partido Socialista que alberga a maioria desses maçons, que ainda se orientavam, no ponto de vista político, pelos ideais democráticos e republicanos, pugnando pela existência de um Estado, que estivesse ao serviço do bem comum, Mas com a voragem do dinheiro entrado no país com a adesão à então CEE, e devido à rotatividade geracional, o Grande Oriente Lusitano depressa se transformou na placa giratória entre a política e os negócios, dando oportunidade a todo o tipo de oportunistas e e aventureiros.
A direita política estava diminuída a este nível. Daí terem aparecido outras lojas maçónicas, de outras obediências, que pudessem recrutar no meio universitário os estudantes mais aptos e mais fidelizados ideologicamente, para depois serem treinados para a política. Os membros destas novas lojas depressa aprenderam que a política e o exercício de cargos públicos e políticos deveriam ser orientados para o seu interesse pessoal e o do clã a que pertenciam.
Miguel Relvas aprendeu depressa e bem, merecendo por isso, ser distinguido com uma licenciatura de aviário. Só que teve azar. Foi descoberto, e hoje é a personagem central do anedotário nacional e a ovelha negra de um governo desprestigiado

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Concentração de Médicos - Ministério Saúde - 11 de Julho 2012

Amabilidade de Pilar Vicente
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Foi esta concentração/comício que fez cócegas na cabeça a Marcelo Rebelo de Sousa. O homem, contudo, não explicou a contradição que poderá existir em realizar um comício durante a ocorrência de uma greve. Mas eu sei a razão do seu descontentamento. A concentração dos médicos em frente ao Ministério da Saúde atraiu a comunicação social, que acabou por difundir na opinião pública a grande amplitude da greve.

RSI: Os números da vergonha!...

Clicar na imagem para a ampliar
Amabilidade de Sónia M
Por este andar, Portugal ainda vai regressar ao regime esclavagista!... Já nos chega o regime da cleptocracia reinante...

Exposição de pintura de Dália Faceira (Dacha), em Caminha.

**
A Dália Faceira (Dacha), minha antiga colega do liceu de Lamego, é uma notável pintora, que, aqui, no Alpendre da Lua, já foi referida várias vezes. A primeira vez que fiz uma referência crítica à sua obra foi no Jornal do Douro, a propósito de uma exposição coletiva de antigos alunos daquele liceu. Dela disse, na altura, que a sua obra pictórica refletia, através da magia da cor, a melhor tradição da pintura impressionista. E essa magia é muito mais evidente quando ela reproduz nas suas telas a água, como elemento figurativo, processo de elevada exigência tecnicista, que só é dominado pelos grandes pintores. E Dália Faceira é, na realidade, uma grande pintora, como o atesta o sucesso das suas inúmeras exposições em Portugal e no estrangeiro. 
Desejo à Dália um grande sucesso nesta exposição que vai realizar em Caminha,  na galeria de Arte Caminhense, entre 24 a 30 de Julho de 2012.

domingo, 15 de julho de 2012

"EQUIVALTU​DO"

Imagem do blogue O Jumento

Se precisas de evoluir na carreira contacta-nos ,"EQUIVALTUDO", somos
especialistas em equivalências... a saber :

6 meses a trabalhar num call center = Licenciatura em Ciências da Comunicação
8 meses a arrumar carros = Licenciatura em Engenharia Mecânica + Carta
de Pesados Passageiros
1 ano como auxiliar de limpeza = Licenciatura em Higiene
6 meses na recolha de lixo = Licenciatura em Gestão ambiental
pena de 2 anos de cadeia = Licenciatura em Criminologia e Estudos Forenses
3 anos dono de cão e/ou gato = mestrado Veterinário
Vários anos de sol com fartura = Licenciatura em Energias Renováveis

Temos equivalências à sua medida !!
Amabilidade do Olímpio Alegre Pinto

O Relvas criou grandes precedente​s....

Amabilidade do Olímpio Alegre Pinto
Eu sou levado a admitir que o enunciado deste princípio, o da equivalência com base na experiência, se for levado à prática, vai operar muitos milagres na sociedade portuguesa.

1984 - Maria Guinot - Silêncio E Tanta Gente

**
Às vezes é no meio do silêncio
Que descubro o amor em teu olhar
... É uma pedra
É um grito
Que nasce em qualquer lugar
Às vezes é no meio de tanta gente
Que descubro afinal aquilo que sou
Sou um grito
Ou sou uma pedra
De um altar aonde não estou
Às vezes sou o tempo que tarda em passar
E aquilo em que ninguém quer acreditar
Às vezes sou também
Um sim alegre
Ou um triste não
E troco a minha vida por um dia de ilusão
E troco a minha vida por um dia de ilusão
Às vezes é no meio do silêncio
Que descubro as palavras por dizer
É uma pedra
Ou é um grito
De um amor por acontecer
Às vezes é no meio de tanta gente
Que descubro afinal p'ra onde vou
E esta pedra
E este grito
São a história d'aquilo que sou
Às vezes sou o tempo que tarda em passar
E aquilo em que ninguém quer acreditar
Às vezes sou também
Um sim alegre
Ou um triste não
E troco a minha vida por um dia de ilusão
E troco a minha vida por um dia de ilusão
Às vezes sou o tempo que tarda em passar
E aquilo em que ninguém quer acreditar
Às vezes sou também
Um sim alegre
Ou um triste não
E troco a minha vida por um dia de ilusão
E troco a minha vida por um dia de ilusão
***«»***
É sempre um prazer rever Maria Guinot, a brilhante intérprete e a mulher de elevada estatura cívica e moral.

sábado, 14 de julho de 2012

Ateísmo e Religiões - Por Carlos Barroco Esperança


Ateísmo e Religiões
(conferência)
Por: Carlos Barroco Esperança

Ateísmo – Génese, história e contemporaneidade
Definição e ideias gerais
«A única desculpa de Deus é que não existe» (Stendhal)
«Quem quiser ser cristão tem de arrancar os olhos à sua própria razão» (Lutero)
«A religião é vista pela gente comum como verdadeira, pelos sábios como falsa e pelos governantes como útil» (Séneca)
«Desde os tempos imemoriais que se sabe quão proveitosa nos tem sido esta fábula de Jesus Cristo» (Leão X, Papa, 1513/21). Carta dirigida ao cardeal Bembo, por João de Médicis que viria a ser proclamado papa com o nome de Leão X). In Mentiras Fundamentais… e a Desilusão de Deus.
Bento XI (1033/1045) nasceu em 1022. Foi Papa aos 11 anos.
Ateísmo é a posição filosófica que rejeita o conceito do teísmo e a existência de deuses. Em sentido lato, é a ausência de crença na existência de divindades, ou seja, a doutrina que nega uma realidade transcendente ao homem.
O termo ateísmo vem do grego atheos, e era aplicado a qualquer pessoa que não acreditava em deuses, ou que aceitava doutrinas em conflito com as religiões estabelecidas.
Religião – A palavra religião deriva do termo latino religio, foi usada durante séculos no contexto cultural europeu, dominado pelo cristianismo, que acabou por se apropriar dela.
A religião é um conjunto de crenças, que grupos de pessoas encaram como sobrenatural e sagrado, sujeito a rituais, a que associam códigos morais que cumprem com maior ou menor rigor e impõem de forma mais ou menos vigorosa de acordo com o grau de proselitismo e o poder de que dispõem.
Agnosticismo – É a doutrina que afirma que a questão da existência ou não de um poder superior (Deus) não foi nem pode ser resolvida. O termo foi cunhado pelo biólogo britânico Thomas Henry Huxley " no início do último quartel do séc. XIX.
[a-" anteposto à palavra grega "gnostos" (conhecimento)].
Teísmo e ateísmo separam os que acreditam em deus (seja isso o que for) dos que não acreditam, enquanto o agnosticismo designa os que excluem a capacidade da razão para conhecer o sobrenatural não excluindo, conforme a postura perante a crença, uma orientação teísta (conhecimento pela fé!?), deísta ou ateísta.

O ateísmo é o inimigo que as Igrejas mais odeiam. Os infiéis sempre foram alvo da fúria beata, nas Cruzadas ou na jihad, mas os ateus suscitam o ódio mais violento dos dois monoteísmos prosélitos e mais extremistas – o cristianismo, e, sobretudo, o islamismo.
Só por curiosidade, vale a pena lembrar, a propósito, que a peregrinação a Fátima, em 13 de Maio de 2008, presidida pelo cardeal Saraiva Martins, foi realizada «contra o ateísmo». As peregrinações são inúteis e essa podia ter sido disfarçada em nome da fé, mascarando o carácter belicista contra o ateísmo. No mesmo ano, o patriarca Policarpo afirmou que «Todas as expressões de ateísmo, todas as formas existenciais de negação ou esquecimento de Deus, continuam a ser o maior drama da humanidade». Nem as pandemias, as guerras, a fome e as catástrofes naturais são um drama maior ou, sequer, equivalente! Nem as próprias religiões.
Os crédulos procuram sempre algo, cuja explicação se desconhece, para atribuir a deus. Este é o suspeito do costume para preencher todos os vazios, a justificação por defeito para todas as dúvidas, o pretexto para que os homens abdiquem da razão em troca da fé.
A dúvida é a atitude dos céticos, agnósticos e livres pensadores, de todos os homens e mulheres que sobrepõem a razão às crenças e procuram dar sentido às suas vidas sem especular acerca do sobrenatural.
O ateísmo é uma opção filosófica assumida por quem se sente responsável pelos seus atos e forma de viver, de quem preza a vida – a sua e a dos outros –,cultiva a razão e confia no método científico para construir modelos da realidade, e de quem não remete as questões do bem e do mal para seres incertos nem para a esperança de uma existência após a morte.
O ateísmo é frequentemente apresentado como uma filosofia nascida no século XIX mas já no século IV antes da era vulgar Teodoro, o Ateu, proclamava que Deus não existia. Aliás, o ateísmo segue a par e passo as religiões; quando nos faltam elementos sobre a sua evolução, é através da animosidade da fé, para ser suave, que conhecemos os afloramentos ateístas das diversas épocas.
Parafraseando Rousseau direi que «O homem é ateu por natureza e é a sociedade que o corrompe», especialmente o clero que, desde tenra idade, toma conta dele e o catequiza.
O crepúsculo da fé acentua-se com as descobertas científicas, o aprofundamento das liberdades individuais e a progressiva secularização das sociedades democráticas. Ela mantém-se e exacerba-se em redutos com grandes constrangimentos sociais, fortemente dependentes do poder clerical, das hierarquias tribais e de regimes totalitários.
Carl Sagan, no seu livro «Um mundo infestado de demónios», lembra-nos que o abade Richalmus escreveu um tratado sobre os demónios, por volta de 1270. Os sedutores demoníacos de mulheres chamavam-se íncubos e os de homens, súcubos. Santo Agostinho acreditava que as bruxas eram o produto dessas uniões proibidas tal como a maioria das pessoas da antiguidade clássica ou da Idade Média.
Compreendem-se hoje as freiras que, num estado de confusão, viam semelhanças entre o íncubo e o padre confessor ou o bispo e que ao acordarem se sentissem conspurcadas como se se tivessem misturado com um homem, como escreveu um cronista do século XV (pág.126, ob. Citada no § anterior).
A fé e a superstição confundem-se. Ainda hoje vemos crentes que rumam a Fátima e à Santa da Ladeira, deixando o óbolo em ambos os locais, sem dispensarem as rezas e a liturgia da bruxa perante a adversidade.
Hoje, em democracia, ninguém é molestado por comer presunto, labutar em dias santos ou desprezar jejuns e sacramentos, mas só sucede porque o clero foi contido pelo poder político. São direitos conquistados pela laicidade e não outorgados pelas religiões.
A lei seca, nos EUA, teve origem no radicalismo religioso e o porco continua imundo para judeus ortodoxos e muçulmanos, escravos de um deus que está com o olho neles, a cheirar o hálito, a vigiar as ementas, a controlar os jejuns, a forma de vestir e as orações, para decidir entre as penas perpétuas e o paraíso que lhes reserva.
Hoje não se discute a higiene básica, a epidemiologia ou a alfabetização e, no entanto, apesar da ligação direta entre as crenças e a ação, toleram-se as religiões que apelam à violência, ao racismo e ao genocídio.
O incitamento ao ódio, a discriminação de género, a xenofobia e outras barbaridades, são crimes graves que as democracias punem mas toleram sob os auspícios das religiões cujos livros sagrados são detonadores desses mesmos crimes.

Considerações sobre o Ateísmo
O ateísmo é definido sempre pela negativa (a-teísmo, des-crença) como se existisse só em função das religiões e não tivesse mérito próprio para responder às manifestações religiosas e pseudocientíficas com uma abordagem científica, racionalista e humanista.
A negação de Deus provoca desmedida agressividade nos crentes, quer pelos interesses ligados às religiões, quer pelo pavor de que os ateus, sem amarras de um ente superior, criado para aturdir os homens, possam subverter a moral e corromper os princípios em que a sociedade assenta em cada momento histórico.
A negação de Deus é a negação suprema, que transporta uma carga emocional pesada, uma espécie de «mãe de todas as negações», responsabilizada por todas as calamidades e tragédias que a superstição e os interesses pios lhe atribuem.
Durante muitos séculos as referências à descrença aparecem apenas nos testemunhos dos que a reprimiram, pelo que a história do ateísmo se confunde com a história das perseguições feitas pela fé que, no catolicismo, foram especialmente ativas nos séculos XVI e XVII.
No entanto, o ateísmo é plural como, aliás, as religiões, desde o ateísmo estalinista, puro e duro, transformado em religião por regimes totalitários, até à opção filosófica que percorre hoje todo o espetro político das democracias, incluindo as próprias conceções liberais da economia que veem nos interditos religiosos uma ameaça à livre iniciativa.
O caminho faz-se caminhando, como disse num belo poema o poeta andaluz, António Machado, e o ateísmo tem vindo a afirmar-se como o espaço onde homens e mulheres constroem os seus valores e uma moral humanista alheia aos caprichos dos deuses e às ameaças do Inferno. A história do ateísmo é também a história desse combate pela autonomia da moral, sem especulações metafísicas nem interferência do clero.
Não é admissível permitir perseguições dos que creem aos que não creem ou vice-versa. A tolerância terá de ser o paradigma das sociedades livres onde a laicidade do Estado garanta a legitimidade de todas as crenças, descrenças e anti crenças.
O ateísmo já existia com Demócrito e Epicuro, nos séculos V e IV A.C., e, ao longo da história, a crença e a descrença caminharam a par e em conflito. Embora a estruturação do pensamento ateu seja uma marca do século XIX, já antes se verificaram posições, claramente ateias e, até, de pendor marcadamente radical. O pensamento ateu teve no século das Luzes um grande progresso, devendo muito ao racionalismo hegeliano que fez a transição com base na filosofia.
A história comparada e os avanços científicos, no início do século XVIII, demoliram a fé. A sua origem puramente humana foi demonstrada, apesar do esforço clerical para impedir a ciência, de natureza humana, de cometer o sacrilégio de investigar a palavra de Deus contida, em estado puro, nas Escrituras. Os milagres mantiveram-se como os principais argumentos eclesiásticos quando a física os colocou em xeque e nunca mais deixou de arrasar a fé e a transcendência.
A Inglaterra de 1700 facilitou o ateísmo. As lutas contra o absolutismo monárquico, a defesa das liberdades fundamentais, a vitória das liberdades individuais com o Habeas Corpus e a Declaração de Direitos, puseram em causa o cristianismo, em particular, e a religião, em geral.
Os combates entre as várias religiões, e as lutas no interior de cada uma delas, fornecem sempre os mais preciosos argumentos contra a fé e os exemplos mais pedagógicos para demonstrar que as crenças são meros instrumentos para a conquista do poder.
Um século antes de Nietzsche e várias décadas antes do marquês de Sade foi um padre ateu, vigário de aldeia, que viveu no norte da França entre os anos de 1664 e 1729 que, no manuscrito intitulado “Memória dos pensamentos e dos sentimentos de Jean Meslier”, concluído em 1720, e nas “Cartas aos curas”, preconizou uma sociedade ideal fundamentada no ateísmo.
O abade Meslier, indignado com a opressão e as injustiças sociais praticadas contra os camponeses, durante o reinado de Luís XIV, foi um autor radical, incisivo, comunista e ateu, que manteve as suas ideias no mais absoluto sigilo, pois sabia que, não existindo vida para além da morte, era prudente preservar a única e irrepetível que lhe coube.
Os seus escritos, onde nega de forma inequívoca o dogma da criação do universo e, por conseguinte, as ideias de divindade, transcendência e ordenação divina da natureza, só foram conhecidos postumamente. Era um revoltado, por razões políticas e sociais, que pregou homilias materialistas. Foi colossal o escândalo provocado pelo seu ateísmo, quando foram divulgadas as suas diatribes contra Cristo, descrito como louco, fanático, ignorante e charlatão, indivíduo astuto que se aproveitou da credulidade e do desespero de pessoas ignorantes para estabelecer o seu império.
Foi, aliás, imensamente crítico para com a religião, que considerou um artifício humano, nefasto expediente dos espertalhões e um eficiente instrumento de dominação utilizado por reis, sacerdotes e demais parasitas para submeterem e manipularem as populações miseráveis e abatidas pelo sofrimento.
O abade Meslier é um representante do Iluminismo francês cujo manuscrito, apesar de prolixo e do estilo rebarbativo, é merecedor de ombrear com as obras de Montesquieu, Rousseau e Voltaire, na filosofia política das Luzes que gerou a Revolução Francesa, e com os filósofos ingleses John Locke e Thomas Hobbes.
É surpreendente observar como o desespero e a miséria provocam ondas de piedade e de devoção, não sendo raro ver milagres nos sobreviventes de uma catástrofe ou nas sobras de um cataclismo, mas também é verdade que o deus que os homens inventaram sempre foi interpelado na sua alegada omnipotência, desde Epicuro (mais de 3 séculos antes de Cristo) até Pierre Bayle, no Iluminismo. O clero, porém, sempre procurou atribuir a causa das catástrofes naturais à ira do seu deus provocada pelos pecados dos crentes ou pela existência de descrentes contra quem dirigiam o ódio beato da superstição.
A ideia do deus relojoeiro, proposta por Newton e repetida por J. J. Rousseau, levanta tantas dúvidas sobre o autor do relógio como sobre o criador do autor, com o absurdo levado ao infinito.
O medo do ateísmo e a força da palavra fez nascer, em 1866, a Liga Nacional Contra o Ateísmo. A «Guerra a Deus» foi o grito de revolta de Paul Lafargue em 1865 e, em 12 de Maio de 1870, Gustave Florens declara num artigo em «La Libre Pensée»: “O inimigo é Deus, essa espantosa mentira que, desde há seis mil anos, irrita, embrutece e humilha a humanidade”. É curiosa a observação de Ferdinand Buisson, referindo «aqueles que, no fundo, têm medo das palavras e que, sem se saber porquê, não pronunciam a palavra ‘ateísmo’ como qualquer outra» .
(Isto é bem compreendido pelos que viveram na ditadura salazarista e sabem como, mesmo em família, se pronunciavam as palavras PIDE, comunismo, maçonaria, Tarrafal ou Peniche ).
Nos finais do século XIX, era preciso guardar os moribundos ateus para evitar que os padres entrassem e lhes aplicassem a unção, para dizerem aos crentes que o ímpio se arrependeu à hora da morte. Não bastava o medo que incutiam, exigiam a desonra de quem tinha a pituitária avessa ao incenso e a pele alérgica à água benta, farejando a morte e pressionando a família. Foi assim que o ateu Émile Littré foi atacado com dois sacramentos à hora da morte, batismo e extrema-unção, para gáudio do clero, que se regozijou, e a cólera dos livres-pensadores de que L’Anticlérical» se fez eco num artigo, em 11 de Junho de 1881, que intitulou: «Mais um cadáver roubado. Mais uma infâmia que os padres acabam de cometer».
Christopher Hitchens, na magnífica conferência realizada em Lisboa, na Casa Fernando Pessoa, em 18 de Fevereiro de 2010, em sintonia com o seu livro «deus não é grande», afirmou que a religião envenena tudo, quer pelos seus efeitos quer pelos seus princípios. Nenhum ato bom é exclusivo dos religiosos e, para se ser bom e ter valores, a religião é escusada. Mas, facilmente vemos atos e valores condenáveis associados a práticas religiosas, desde os sacrifícios humanos e a Inquisição até aos ataques bombistas e à mutilação genital feminina. Em síntese, afirmou que a fé é inútil para se ser bom e é a causa de muitos atos condenáveis. Referiu boas razões para um ateísmo combativo: a persistência das superstições que impedem mais justiça, as tentativas obstinadas das religiões para interferirem na política das democracias e o islamismo radical que designou como fascismo islâmico.
Diariamente vemos condenações à morte por adultério em países islâmicos, a absoluta ausência de liberdades nas teocracias, bem como os inúmeros interditos do catolicismo romano a proibir o planeamento familiar, o divórcio e o uso do preservativo em países que a sida dizima.
O que leva as pessoas a crerem em Deus não são os argumentos mas, quase sempre, o hábito de o fazerem desde crianças. É essa tradição que, a ser quebrada, reduzirá o fenómeno religioso à irrelevância mas, antes, é preciso erradicar os constrangimentos sociais e impedir as severas punições que as teocracias aplicam.
Os três monoteísmos, patriarcais e misóginos, são filhos de um texto bárbaro da Idade do Bronze, conhecido como Antigo Testamento, um manual de maus costumes – como lhe chamou José Saramago –, que os dignitários do judaísmo, cristianismo e islamismo continuam a reclamar como palavra de Deus, qualquer que tivesse sido o aparelho vocal com que a comunicou.
Esse deus a que Richard Dawkins chamou «delinquente psicótico» perdura como guia e ganha-pão dos funcionários dos três monoteísmos que lhe devem o poder e a opulência.

Guerras Religiosas
A liberdade religiosa consiste no direito à prática de qualquer religião bem como ao direito à contestação, renúncia, desprezo ou combate, sem risco de discriminação ou castigo – um direito existente em sociedades secularizadas onde a laicidade impera.
Sabe-se como o proselitismo converte diferenças em divergências e como procura resolvê-las. A evangelização foi, quase sempre, forçada. Por isso, a laicidade tornou-se exigência, em nome da tolerância, e a garantia da liberdade para todas e cada uma das religiões. O presidente Bush, que disfarçava cristãmente a inteligência e escondia, por modéstia, a cultura, não se coibiu de apelidar de cruzada a ingerência no Iraque. Tinha, aliás, o hábito de explicitar a fé. Julgava-se um evangelista ungido para cumprir missões divinas.
A religião alimentou a guerra da ex-Jugoslávia e foi o rastilho de ódios que o mosaico étnico e a conivência externa ajudaram a deflagrar. No Kosovo esteve em curso um genocídio dos sérvios ortodoxos sobre albaneses e sérvios islamizados a que a ONU pôs cobro, sem que os muçulmanos dissolvessem as milícias assassinas.
A Croácia cometeu, uma vez mais, horrores contra os sérvios, católicos contra ortodoxos, esquecida do passado nazi, na década de 40, em que o Estado fantoche de Ante Pavelic, apoiado pelo Vaticano, quis exterminar todos os judeus e levou a cabo uma campanha de conversão forçada dos cristãos ortodoxos. O seu partido Ustashe era tão repugnante que muitos oficiais alemães protestaram, envergonhados por serem obrigados a associar-se a ele.
O nazismo, sendo um fenómeno de natureza secular, não teria levado tão longe a sua loucura genocida se o cristianismo (católicos e protestantes) não tivesse envenenado os crentes com as conceções antissemitas que os moldaram. Quando o Terceiro Reich iniciou a vasta e metódica aniquilação dos judeus logo surgiram pogroms antissemitas na Polónia, Roménia, Hungria, Áustria, Checoslováquia, Croácia e outros países. Mas já em 1919, por exemplo, tinham sido mortos 60 mil judeus, só na Ucrânia, sem nazismo e o Terceiro Reich. Não esqueçamos o carácter antissemita do concílio de Trento e da Inquisição. De algum modo os nazis foram agentes da teologia cristã para a qual os judeus são ainda piores do que simples hereges; são hereges que repudiam explicitamente a divindade de Jesus e foram autores do deicídio. O próprio Hitler, ao usar a expressão «ninho de víboras», para os judeus, tanto a pode ter ido buscar diretamente ao Evangelho de Mateus (3:7) ou a Lutero, que decerto a bebeu aí, mas o antissemitismo não foi alheio à educação católica que recebeu.
Perseguições aos judeus em Espanha com os ataques às judiarias (Toledo, 1355, 12 mil mortos; Palma de Maiorca, 1391, 50 mil mortos; Sevilha, 1391, etc.; com a Inquisição (1478) milhares deles procuraram refúgio em Portugal. Outros, por medo, deixaram-se converter ao catolicismo. Uma perseguição tão cruel levou as judiarias espanholas à miséria, até que em 1492 foi declarada a expulsão dos judeus da Espanha.
Em Portugal, o anti judaísmo provocou a revolta popular contra cristãos-novos e judeus ocorrida em Abril de 1506 – o infame Pogrom de Lisboa. A superstição agravou o medo da peste que grassava na cidade e as dúvidas de um judeu sobre um suposto milagre desencadeou a onda de ódio, estimulada por um frade, que perseguiu, matou espancou e arrastou semivivos para as fogueiras que logo se acenderam na Ribeira e no Rossio – um massacre de 4 mil judeus, enquanto dois frades, o português João Mocho e o aragonês Bernardo, um com uma cruz e o outro com um crucifixo erguido, bradavam: Heresia! Heresia!, atiçando o ódio.
Na Irlanda do Norte, há poucos anos, os atos de terrorismo repetiam-se com monótona regularidade entre protestantes e católicos numa interminável espiral de violência. O IRA deixava a sua macabra assinatura em explosões de proselitismo e de bombas, enquanto os protestantes promoviam procissões de provocação e ação de graças.
Falar das Cruzadas, da evangelização, da Contra-Reforma (ou da Reforma), da Inquisição, das (re)conquistas cristãs e do antissemitismo histórico da ICAR é, apenas, lembrar que a demência islâmica atual não é inédita, apenas se trata de uma recidiva obsoleta de uma religião que se sente ameaçada pela globalização e é o cimento de uma civilização falhada – a civilização árabe –, que quase só produz petróleo, devoção e terrorismo.
Há meio século, cidades como Beirute, Damasco e Bagdade ainda eram cosmopolitas, a mulher gozava de liberdades e a secularização e o progresso seguiam o seu curso. A secularização foi suspensa, a sociedade retrogradou e os direitos e liberdades sumiram-se.
A tragédia dos países árabes deve-se à religião e à natureza não secular do Estado. O ódio dos clérigos ao laicismo e a sua arrogância moral exacerbam-se com o declínio económico e cultural e a propriedade sobre as mulheres é outro obstáculo à democratização.
A brutalidade agrava-se nas culturas em risco de extinção. A evolução jurídica, política e social está aí refém do poder eclesiástico e dos versículos do livro sagrado. O fanatismo que varre o Médio Oriente é uma catástrofe brutal. Enquanto persistir, é impossível a paz e os mais elementares direitos humanos são postergados. Os que viram a luta recente contra as ditaduras do norte de África como uma «primavera árabe», já preveem o inferno islâmico.
Nem os hindus resistem, de vez em quando, a queimar mesquitas. Até os budistas são capazes de exercer a repressão, como acontece no Sri Lanka sobre os Tamiles.
(No séc. X o Islão esteve à beira de conseguir o que o culto de Mithra ia conseguindo no séc. II - a derrota do cristianismo. No séc. XVI a Reforma protestante podia ter aniquilado a influência papal e, neste caso, sem prejuízo para o mundo nem saudades de Roma. No séc. XX o ateísmo marxista podia ter destroçado a ICAR se não tivesse as mesmas taras e derivado para experiências totalitárias de raiz estalinista que o tornaram odioso).
Em África há um duelo, dirigido à distância, entre o islão e um cristianismo radical. O islão, apoiado pela Arábia Saudita, está a implantar-se nos países do Sahel (Senegal, Mali e Níger) enquanto o cristianismo evangelista ganha terreno na África do Sul, Costa do Marfim, Benim e Libéria com a ajuda dos EUA e das grandes igrejas evangelistas.
(O Sahel é a região da África situada entre o deserto do Sahara e as terras mais férteis a sul).
Normalmente, incluem-se no Sahel o Senegal, a Mauritânia, o Mali, o Burkina Faso, o Níger, a parte norte da Nigéria, o Chade, o Sudão, a Etiópia, a Eritreia, o Djibouti e a Somália. Por vezes, usa-se este termo para designar os países da África ocidental, para os quais existe um complexo sistema de estudo da precipitação. (Wikipédia)
Desistir do carácter intransigentemente laico do Estado é comprar a paz a curto prazo e fomentar a guerra no futuro. Confiar aos clérigos a defesa da tranquilidade pública é dar aos transgressores os meios para subverter a lei e comprometer a liberdade. Mudar de paradigma é estimular o desafio às instituições republicanas e enfraquecer a democracia.
O proselitismo é comum ao cristianismo e ao islamismo. Ambos querem impor o único deus verdadeiro – o seu –, e a vontade divina aclarada pelo clero. Ambos aspiram à globalização, exigindo o exclusivo. Odeiam-se mutuamente e não toleram a indiferença agnóstica ou a crítica ateia. Há, nos dois, e nas seitas que nascem uma vocação totalitária. O judaísmo não é prosélito (ser o povo eleito é um exclusivo) mas a fé na vontade divina é o fundamento do imperialismo sionista, como se a Bíblia hebraica fosse uma certidão notarial divina que conferisse direitos sobre a Palestina.
É na herança humanista da Revolução Francesa que assentam o laicismo e a democracia. Por isso tantos se afadigam tanto a denegrir o laicismo como se este não fosse a vacina que permite conter os vários «ismos» religiosos que se digladiam e a via para responder à onda de provocações que os crucifixos e os véus se esforçam por atiçar.
Só a laicidade e a secularização podem conter o proselitismo e garantir a diversidade religiosa. O Estado democrático tem de ser firme na sua defesa.
A Constituição de 1933, do «país tradicionalmente católico», deu lugar à atual, omissa em referências religiosas. A experiência demonstra que há hoje liberdade religiosa, que não havia, incluindo a ICAR que se libertou da tutela estatal. No Estado Novo a nomeação dos bispos estava dependente da aprovação do Governo.
Os quatro Evangelhos (Marcos, Lucas, Mateus e João) e os Actos dos Apóstolos têm, na contabilidade de Daniel Jonah Goldhagen (in A Igreja católica e o Holocausto) cerca de 450 versículos explicitamente antissemitas, «mais de dois por cada página da edição oficial católica da Bíblia». Quanto ao Corão e aos horrores que Alá reserva aos infiéis basta uma leitura breve para nos apercebermos da violência contida nos versículos que são debitados nas pregações das mesquitas e recitados nas madraças.
Os períodos de maior religiosidade corresponderam sempre aos de maior violência e intolerância e só a resistência dos livres-pensadores obrigaram as religiões à contenção. Os homens têm tendência em ser tão bárbaros como o deus em que creem e os clérigos em dar o exemplo. Recordo o caso de Buda, culto e tolerante, que não impediu o obscurantismo e a crueldade dos seus monges no Tibete.
Como foi possível que ninguém se opusesse aos espanhóis, católicos, que, no México e no Peru, tinham por hábito batizar os índios que logo decapitavam para lhes garantir o céu?
Devemos ter presente que o esclavagismo foi erradicado contra a vontade das Igrejas e que a liberdade foi conquistada contra elas. Hoje não se encontra outra explicação, para os crimes e a responsabilidade de cada um dos fanáticos que os praticou, senão atribuí-la à época, como se a crença pudesse ser exonerada da malévola responsabilidade.
Em relação a Deus, a fidelidade atribuída pelo judaísmo, o amor referido pelos cristãos e a misericórdia proclamada pelos muçulmanos esbarram nas atrocidades e guerras que, ora os dilaceram internamente, ora os envolvem em confrontos sangrentos na defesa da verdade, que é sempre única, e da vontade de Deus, que é exatamente a que cada religião proclama.
O budismo, cuja compaixão inclui as plantas e os mais insignificantes animais, não contém as rivalidades entre conventos nem basta para impedir o obscurantismo, tirania e crueldade dos seus monges no Tibete, nem a fé é alheia ao subdesenvolvimento social e económico que oprime os países onde é praticada; os hindus reivindicam as liberdades individuais como apanágio da sua crença e calam-se em relação à escravatura, que ainda praticam dentro ou fora das castas, à existência das castas e aos hábitos de opressão que persistem defendidos nos seus textos.
O monoteísmo abraâmico, quer tenha origem no animismo ou nos politeísmos, surge com os hebreus e resulta da sua organização tribal e patriarcal e da sua necessidade de defesa das terras e da identidade contra as tribos nómadas.
O judaísmo, apesar do fator de instabilidade que o sionismo representa e da sua defesa por cristãos que esperam o Armagedão, está reduzido a cerca de 16 milhões de crentes.
Representa um perigo para a humanidade a radicalização dos dois monoteísmos mais prosélitos – o cristianismo e o islamismo –, dois credos competitivos em que o último não abdica de banir o primeiro, logo que destrua os judeus, sem prescindir do terrorismo como arma do seu proselitismo.
O respeito de uma religião pelas outras não existe e Deus não defende o respeito pelos pontos de vista dos não crentes. Espero que não se cumpra a profecia final do título do livro de Robert Hutchison: “O Mundo Secreto do Opus Dei – Preparando o confronto final entre o Mundo Cristão e o Radicalismo Islâmico”.
(Ed. Prefácio, Novembro de 2001)

Razões para ser ateu
Não há a mais leve suspeita ou o menor indício da existência de deus, nem ele, alguma vez, fez prova de vida. O ser imaginário, criado à imagem e semelhança dos homens, reflete as caraterísticas tribais dos patriarcas hebraicos que, há cerca de seis mil anos, criaram o deus do Antigo Testamento.
Há razões intelectuais para descrer de um deus de que não existe qualquer prova, apesar dos risíveis milagres que lhe atribuem para perpetuar a crença inculcada, quase sempre na infância, e alimentada pelos constrangimentos sociais e pela perpetuação dos medos como mecanismos de manutenção do poder religioso.
São razões morais as mais fortes para que o ateísmo não se transforme numa convicção pessoal silenciosa, pois jamais alguém matou ou foi morto por duvidar do movimento de rotação da Terra ou da lei da gravidade, mas diariamente se mata e morre em nome de um deus verdadeiro que cada crente julga ser o seu. Não há lapidações, fogueiras ou decapitações para quem não acredite numa lei da física ou numa teoria da biologia mas corre perigo quem manifesta dúvidas sobre a sanidade mental dos profetas ou sobre os preceitos que cada religião proclama.
Não podemos conformar-nos com o ódio que os sunitas sentem pelos xiitas e vice-versa e ambos pelos cristãos, judeus e hindus; com o antissemitismo dos cristãos; com o sionismo dos judeus; enfim, com o ódio de cada uma das religiões por quem não crê nos poderes invisíveis que controlam o universo ou acredita por intermédio de outro deus.
Devemos ter presente que as religiões monoteístas, cheias de interditos, são herdeiras e guardiãs de preconceitos morais de uma época mais cruel e intolerante do que a atual. Há, pois, razões morais para nos opormos à vingança, crueldade, violência, espírito misógino e homofobia que as religiões propagam e às relações de poder que perpetuam, nomeadamente à subordinação a que querem submeter a mulher em relação ao homem.
É difícil provar a inexistência do que quer que seja. Não é possível demonstrar que não existem, por exemplo, o abominável Homem das Neves, o monstro de Loch Ness ou as Sereias, ainda que destas últimas haja testemunhos numerosos, alguns de pessoas tão respeitáveis como Cristóvão Colombo que referiu, por escrito, tê-las avistado na costa da América, e não invertamos o ónus da prova, que cabe a quem afirma a existência de deus e, sobretudo, a quem vive à sua custa. Se as religiões continuassem a dominar as mentes, a ciência e o progresso teriam sofrido um enorme atraso.
Como Bertrand Russell, estou tão firmemente convencido da nocividade das religiões como estou da sua falsidade (in Porque não sou cristão – Brasília Editora – Porto).
Russell previu que “a condenação, pelo catolicismo, do controlo da natalidade, caso viesse a impor-se – como aconteceu –, tornaria impossível a supressão progressiva da miséria e a abolição das guerras”. Denunciou igualmente o sofrimento inútil causado pelas crenças hindus sobre o carácter sagrado da vaca e a suposta imoralidade da viúva que se casa de novo. E não lhe passaram despercebidas as abominações provocadas pela crença comunista na ditadura de uma minoria de verdadeiros crentes. (id, ibidem).
Não resisto a registar esta ironia certeira de Russel: «os protestantes gostam de ser bons e inventaram a teologia para que se conservassem assim, enquanto os católicos gostam de ser maus e inventaram a teologia a fim de fazer com que os seus vizinhos se conservem bons» (id. Ibidem).
As religiões foram algumas vezes perseguidas, sempre por razões políticas, mas as suas perseguições foram motivadas por crenças. Ninguém combate os talibãs por acreditarem que deus é grande ou que Maomé seja o seu profeta, nem por rezarem cinco vezes ao dia ou por jejuarem, mas pelos atentados que perpetram, pela guerra santa (jihad) que movem e pelos atos terroristas que praticam. O terrorismo pio invoca a vontade divina e é motivado pelo ódio aos infiéis e pela ânsia da conquista do Paraíso.
O que terá levado o Vaticano, o arcebispo de Cantuária e o rabino supremo de Israel a tomarem uma posição favorável ao aiatola Khomeini quando, na sua piedosa demência, condenou à morte Salman Rushdie pelo abominável crime de…ter escrito um livro?
Para as horrendas criaturas estava em causa um crime hediondo – a blasfémia –, crime de sabor medieval que contraria a liberdade de expressão e o direito de repudiar uma crença – apostasia –, que no seu implacável proselitismo ameaça vergar o mundo, pela guerra, à vontade de Maomé. Os dignitários admitiram os assassinatos cometidos para cumprir a fatwa, e a vida de tradutores, editores, livreiros e do próprio autor tornaram-se irrelevantes perante a fúria demente de quem julga ter rios de mel e dezenas de virgens, a título definitivo, pela prática de um crime.
Não podemos deixar-nos iludir pelo aparente carácter benigno do cristianismo atual, confiantes de que a luta contra a tirania eclesiástica e os seus interditos foi ganha pelo Iluminismo, pela Revolução Francesa e pela secularização em curso na Europa. Não há vitórias definitivas. O Deuteronómio, que inspirou os inquisidores e não foi revogado, ordena explicitamente aos fiéis que matem qualquer pessoa que professe simpatia por deuses estrangeiros e exige ainda que as pessoas demasiado suscetíveis para tomar parte nas chacinas religiosas devem, também elas, ser mortas. (Ob. Citada 17:12-13).
A raiva e frustração árabes contra o Ocidente, que está na origem do terrorismo suicida e assassino, bem como o seu atraso económico, social e político, são consequência dos versículos do Corão que intoxicam e enlouquecem os crentes. Ler esse plágio grosseiro dos versículos bíblicos, imune à influência da cultura grega e do direito romano, mostra a escassez da compaixão em detrimento da violência, a submissão humana à vontade de deus – o clemente –, que um pastor analfabeto disse ter-lhe sido transmitida pelo arcanjo Gabriel, durante duas décadas, nas deslocações entre Medina e Meca.
As páginas do Corão apelam constantemente à destruição dos infiéis, da sua cultura e civilização, bem como dos judeus e cristãos (por esta ordem) em nome do mesmo Deus misericordioso que alimenta a imensa legião de clérigos e hordas de terroristas.
Deve permitir-se que uma crença imponha o ensino da tolice criacionista, que a Terra, e apenas a Terra, nasceu no Sábado, 22 de Outubro de 4004 A.C., às seis horas da tarde – como calculou o famoso arcebispo James Ussher de Armagh –, num universo que terá começado há cerca de 12 mil milhões de anos?
Como fitaria hoje, cada um de nós, homens civilizados, a mãe, a mulher, as filhas ou as irmãs, se acatássemos o Talmude – manual de maus costumes, como diria Saramago –, o livro sagrado mais antigo, em uso contínuo, que ordena ao crente que agradeça todos os dias ao criador por não o ter feito mulher?
É essa misoginia de Paulo de Tarso, judeu cuja dissidência criou o cristianismo, quando expressava medo e desprezo pelas mulheres, que o A.T. afirmava terem sido criadas para uso e consolo do homem. Que demência pode justificar o medo primitivo de que metade da raça humana fosse suja e impura como atestam os textos religiosos?
Se os funcionários de deus não tentassem inculcar a religião de forma coerciva, não teríamos necessidade de uma vigilância contínua e de autodefesa, mas estamos longe do fim do proselitismo totalitário e da violência das religiões que disputam o mercado da fé. Santo Agostinho continua a ser uma referência ética da Igreja católica, o santo doutor que argumentava que se a tortura era adequada para aqueles que violavam as leis dos homens era-o ainda mais para aqueles que violavam a lei de Deus. (O Fim da Fé, Sam Harris, pág. 94)
O Império Romano foi consolidado pelo cristianismo, mas a Europa moderna – e essa é uma singularidade sua – foi construída pelas suas elites políticas e intelectuais, através da separação da Igreja e do Estado, em contínuo confronto com o catolicismo romano, avesso à modernidade e à democracia.
Os países dominados pelo cristianismo ortodoxo, onde o direito tem natureza política, não conseguiram a laicidade do Estado e essa é a principal razão para que nenhum país ortodoxo tenha conseguido tornar-se um Estado moderno.
Mas, talvez a mais dramática das sequelas da moral religiosa tenha sido a obsessão pela repressão sexual que causou a infelicidade, o medo e o trauma do pecado em relação a uma fonte de prazer e de realização humana e, pior ainda, o carácter misógino que impediu a emancipação da mulher, o direito à sua determinação social, profissional e cívica, reprimida pelos mais estúpidos e cruéis preconceitos patriarcais.
É urgente o sobressalto cívico, laico e republicano, que ecoe pelo Planeta e erradique as guerras religiosas e o terrorismo, promovidos por quem julga cumprir a vontade de um deus violento, cruel e vingativo, uma criação obscena que conduz ao desvario dos seus crentes.
O diálogo de religiões é uma impossibilidade teórica e prática. Pode – e deve – haver um diálogo de culturas. Aliás, as culturas contaminam-se, no sentido sociológico, e acabam por ser a síntese de várias, o produto do convívio entre comunidades diversas, o resultado da assimilação mútua e recíproca dos usos e costumes de todas e de cada uma.
O diálogo das religiões é diferente, é uma utopia, na melhor das hipóteses e, na pior, uma operação de marketing para facilitar o proselitismo e disfarçar a aversão recíproca. Uma religião, qualquer que seja, considera-se a intérprete da vontade divina e exige que todos se submetam à vontade do único deus verdadeiro – o seu.
Os homens podem entender-se mas os deuses exigem o confronto. A atoarda de que os livros sagrados são a expressão da vontade divina, ditados por anjos ou intermediados por profetas, transforma as afirmações em dogmas e os recados de Deus em sentenças iníquas de obediência obrigatória.
Quando um dignitário de uma Igreja fala em diálogo das religiões tem em vista aparecer aos olhos do mundo globalizado como líder e arauto da unificação de todos os credos a quem promete o Paraíso e pede ajuda no combate ao secularismo, laicidade e ateísmo.
Não há diálogo entre doutrinas totalitárias. Não é possível haver cedências em nome de Deus porque ele não aparece e os que dizem representá-lo não abdicam dos privilégios do múnus e do conforto do clã. Deus é o maior detonador de ódio criado pelos homens. Tem os piores defeitos dos seus criadores e minguam-lhe as virtudes que a humanidade, na sua caminhada, foi adquirindo.
Não é por acaso que as sociedades secularizadas e os Estados laicos protegem direitos, liberdades e garantias, pugnam pela não discriminação em função do sexo, raça ou religião, em suma, são plurais, tolerantes e democráticas, ao contrário das teocracias.
Pelo contrário, as sociedades que se regem pelos livros sagrados são intolerantes, cruéis e misóginas, perpetuam hábitos tribais e usam a jurisprudência canónica – simulacro de justiça –, administrada por clérigos com furor divino.
O direito à crítica das crenças, à descrença, à apostasia e à blasfémia foi adquirido por um preço demasiado alto. Não se pode tolerar que os "terroristas do pensamento único" o revoguem ou enfraqueçam. Quando se fala da burqa não se trata de moda feminina, está em jogo o iluminismo e a sua herança, a modernidade e a sua proteção, a liberdade e o seu exercício, valores mais importantes do que todas as religiões. Qualquer cedência é um retrocesso capaz de trazer de volta o obscurantismo, o ódio e a violência prosélita.
A heresia é uma opinião minoritária sem força para se manter enquanto a ortodoxia é a crença maioritária com poder para se impor.
O Talmude e a Tora, o Antigo e o Novo Testamento, o Corão e a Sunnah (séc. IX) têm em comum o carácter misógino mas diferem em relação ao álcool, à carne de porco e na defesa do véu ou da burka. No islão as proibições atingem o fulgor demente, onde até é proibido urinar virado para Meca.
Paulo de Tarso moldou o cristianismo. Perseguir era a sua obsessão esquizofrénica sem cuidar do objeto da perseguição. Ouviu vozes na estrada de Damasco e passou a perseguir o que deixara em nome do que abraçou. Juntou a essa tara a vocação pirómana e apelou à queima dos manuscritos perigosos.
Paulo de Tarso odiava o prazer e injuriava as mulheres. Advogou o castigo do corpo e glorificou o celibato, a castidade e a abstinência. É um expoente da patologia teológica, do masoquismo místico e da cegueira beata – o inspirador do Opus Dei. O cristianismo herdou a misoginia judaica. O Génesis condena radical e definitivamente a mulher como primeira pecadora e causa de todo o mal no mundo.
As três religiões monoteístas defendem a fé e a submissão, a castidade e a obediência, a necrofilia (pulsão da morte, não a parafilia), a castidade, a virgindade e outras santas tolices que conduzem à idiotia e ao complexo de culpa em relação à sexualidade.
A história de Adão e Eva é comum às três religiões monoteístas. Em todas, Deus proíbe a aproximação à árvore da sabedoria e o demónio incita à desobediência.
Aliás, o pecado é definido como a desobediência a Deus, ou seja, à vontade dos padres.
As páginas do Corão apelam constantemente à destruição dos infiéis, da sua cultura e civilização, bem como dos judeus e cristãos (por esta ordem) em nome do mesmo Deus misericordioso que alimenta a imensa legião de clérigos e hordas de terroristas.
Fonte: Traité d’athéologie, Michel Onfray - Ed. Grasset & Fasquelle, 2005
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Os cristãos fundamentalistas, sobretudo nos EUA, apoiam cinicamente os judeus e a sua jurisdição sobre a Palestina, convencidos de que só o poder sionista sobre a Terra Santa, permitirá a reconstrução do templo de Salomão e pode precipitar o Segundo Advento de Cristo para a destruição final dos judeus. A visão esquizofrénica sobre o fim do mundo não é uma invenção de fanáticos atuais, é a profecia do Armagedão do Apocalipse.
Os crentes, aflitos perante os crimes cometidos pela religião que professam, contrapõem os crimes perpetrados por regimes irreligiosos ou ateus, verdade que a história confirma. Quando o ateísmo é elevado à categoria de dogma converte-se numa crença.
Vejamos alguns exemplos da moral bíblica: Qual é o castigo para quem invoque o nome de Deus em vão?.- a morte (Levítico 24:16). E por trabalhar ao 7.º dia? – a morte, claro (Êxodo 31:15). E o castigo para o adultério? – Naturalmente, a morte (Levítico 20:10). E para a homossexualidade? (Levítico 18:22). E por comer moluscos? (Levítico 11:10).
Mas é permitido vender uma filha como escrava: (Êxodo 21:7) e possuir escravos, tanto homens como mulheres, desde que comprados em nações vizinhas (Levíticos 25:44).
Pode dizer-se que o Antigo Testamento é uma obra meramente literária, como dizem, envergonhados, alguns crentes. Mas não é o que pensa o Vaticano:

Quatro citações do «Catecismo da Igreja Católica»:
«§81 - A Sagrada Escritura é a Palavra de Deus enquanto redigida sob a moção do Espírito Santo».
«§106 - Deus inspirou os autores humanos dos livros sagrados. Na redação dos livros sagrados, Deus escolheu homens, dos quais se serviu fazendo-os usar as suas próprias faculdades e capacidades, a fim de que, agindo ele próprio neles e por meio deles, escrevessem, como verdadeiros autores, tudo e só aquilo que ele próprio queria».
«§121 – O Antigo Testamento é uma parte indispensável das Sagradas Escrituras. Os seus livros são divinamente inspirados e conservam um valor permanente, pois a Antiga Aliança nunca foi revogada».
«§123 - Os cristãos veneram o Antigo Testamento como a verdadeira Palavra de Deus. A Igreja sempre rechaçou vigorosamente a ideia de rejeitar o Antigo Testamento sob o pretexto de que o Novo Testamento o teria feito caducar».

Quanto a Alá, o misericordioso, basta observar quais são as motivações dos suicidas, o seu desejo de serem mártires, a sua obsessão pelo Paraíso, a ansiedade pelos rios de mel e as virgens que lhes são prometidas. O fundamento do ódio está no livro e nos clérigos que os intoxicam nas madraças e mesquitas.
O Corão limita-se a descrever os castigos que esperam o apóstata no outro mundo mas os hadiths são a sua jurisprudência: «seja quem for que mude de religião, mata-o», para além de servirem de auxiliar para a interpretação do Corão.

Pio IX excomungou a laicidade com a Encíclica Syllabus (1864)

O califa Uthman, depois de verificar que havia lutas por causa de versões diferentes do Corão, ordenou que todas as edições anteriores e rivais da que conservava fossem destruídas. Fez melhor do que Ireneu e o bispo Atanásio de Alexandria, em relação à Bíblia cristã.

O regime fantoche da Eslováquia era dirigido pelo padre nazi Tiso, abençoado pelo Vaticano e o cardeal da Áustria proclamou o seu entusiasmo pela invasão por Hitler.

Discriminações e perseguição aos infiéis

The Texas Constitution
Article 1 - BILL OF RIGHTS
Section 4 - RELIGIOUS TESTS
No religious test shall ever be required as a qualification to any office, or public trust, in this State; nor shall anyone be excluded from holding office on account of his religious sentiments, provided he acknowledge the existence of a Supreme Being. http://www.capitol.state.tx.us/txconst/sections/cn000100-000400.html

- No Texas, a Constituição (Artigo I, Secção 4) permite claramente a discriminação de ateístas em cargos públicos, «ninguém será excluído de uma posição pública com base nos seus sentimentos religiosos, desde que reconheça a existência de um Ser Supremo».

- O protestantismo evangélico é responsável pelos crimes cometidos contra médicos e enfermeiros que trabalham em clínicas onde se pratica a interrupção da gravidez;

- As tentativas de assassinato de Salman Rushdie, para cumprimento da fatwa proferida pelo aiatola Ruhollah Khomeini, e a obsessão dos bons muçulmanos em cumpri-la, são provocadas pela demência da fé;

- As tentativas de assassinar o cartoonista Kurt Westergaa por causa das caricaturas de Maomé devem-se à mesma cegueira religiosa;

- Os atentados das Torres de Nova York, do Metro de Londres, dos comboios de Atocha e numerosos outros crimes têm a assinatura perversa do Corão;

- Os atos terroristas do sionismo contra crianças e mulheres indefesas, o longo historial de horrores referidos no Livro Negro do Cristianismo e a continuada demência fascista do Islão político – atualmente o mais implacável e execrável dos monoteísmos –, mostram bem que deus não é bom e é um detonador do ódio e a mais totalitária das referências.

Efetivamente, deus envenena tudo.