Páginas

sábado, 23 de maio de 2009

Óbito


Morreu o General Lemos Pires

O General Lemos Pires (na foto, o segundo a contar da esquerda, a meu lado) morreu na última sexta-feira, vítima de doença prolongada. Concedeu-me a honra de ter sido ele a apresentar o meu livro «O Bando do Liceu», na sessão de lançamento, realizada no Liceu de Lamego, que ambos frequentámos.

Foi um oficial distinto das Forças Armadas, que se notabilizou em Timor, tendo sido o último governador daquela colónia. Perante a invasão indonésia e a negligente indiferença do governo central de Lisboa, apanhado de surpresa pelos acontecimentos na sua última colónia e a braços com uma revolução no país, Lemos Pires conduziu com discernimento e coragem a retirada das tropas portuguesas para a ilha de Ataúro, evitando assim uma humilhação perante o exército invasor, desproporcionadamente muito mais numeroso e muito melhor equipado.

A história dessa conturbada época naquela longínqua ilha do Pacífico recebeu um notável contributo com o livro que publicou, «A descolonização de Timor- Missão», e que é uma obra de referência importante e de consulta obrigatória para os historiadores interessados neste tema específico.

O General Lemos Pires também dedicou um carinho especial pelo renascido movimento dos antigos alunos do Liceu de Lamego, que anualmente realiza um grande encontro naquela cidade, no dia 1º de Dezembro.

Sem comentários: