quarta-feira, 10 de maio de 2017

Curiosidades sobre a pintura "Figura na janela _ Salvador Dali

"Figura na janela”_ 1925 _ óleo sobre tela _ 103 x 75 cm
Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madri, Espanha

Curiosidades sobre a pintura "Figura na janela" de Salvador Dali

Esta pintura de Salvador Dali, intitulada “Figura na janela”, tem interesse, por se tratar de uma das poucas obras de Dali, executada, segundo o cânone da escola e do estilo do movimento realista. Como se sabe, Dali ganhou uma enorme celebridade e um justo reconhecimento internacional com as suas arrojadas pinturas surrealistas, que não deixam ninguém indiferente. Ele levou a pintura ao limite da loucura, com a sua imaginação delirante, quase febril. São recorrentes, na sua pintura, os cenários fantasmagóricos e dantescos - autênticos pesadelos - que impressionam.
A mulher, retratada de costas, numa posição descontraída, é a irmã de Dali, Ana Maria Dali, que lhe serviu de modelo em algumas das suas obras.

A propósito desta pintura, reproduzo aqui o apontamento de um internauta,  LuDiasBH, que nos ensina a ver as suas significativas particularidades.

“No quadro, tudo denota movimento: os vincos nas cortinas feitos pelo vento,  assim como os ondulados do vestido da moça, os cachos de seus cabelos, a toalha branca no parapeito da janela e o mar encapelado. Ao fundo está o povoado, que se faz presente através de seu reflexo no vidro da janela aberta para dentro da casa, à direita.  Um barquinho à vela singra o mar, próximo ao povoado”.
Alexandre de Castro

Nota: Dali deixou nesta pintura uma subtil e envolvente sensualidade na figura feminina (a sua irmã), que não se detecta imediatamente, num primeiro olhar.
2017 05 10