Páginas

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Família Cavaco tem uma fada madrinha…

Família Cavaco tem uma fada madrinha…

Uma «fada madrinha» deve ter brilhado sobre o genro do presidente da República, Luís Montez, quando o Conselho de Ministros o escolheu como vencedor do concurso público para a venda do Pavilhão Atlântico. Isto apesar dos vários processos de execução a correr em tribunal, por dívidas a várias empresas…a mesma «boa estrela» que já tinha brilhado quando Cavaco e a filha venderam as acções do BPN antes do colapso da instituição…
Cavaco Silva, que hoje, sábado, de forma patética aconselhou durante uma visita à aldeia olímpica em Londres, os portugueses a fazer como ele próprio e a praticar o que chama de «desporto caseiro («Não deixem de praticar nem que seja o desporto caseiro, andar em cima do tapete, ou então dar um passeio, fazer uma marcha sempre que possível de uma volta de três, quatro quilómetros, andar meia hora por dia, pelo menos, é muito saudável») – os cidadãos deste país que já fazem diariamente «ginástica» para estender o magro orçamento de sobrevivência – tem uma «estrelinha» que olha por ele e pelos seus
familiares mais próximos. Longe vá o agoiro pensar que o facto de ser presidente da República terá sido um factor decisivo no facto de o genro,Luís Montez, derrotar o consórcio que juntava Álvaro Covões, da Everything is New, Cunha Vaz, CIP e a multinacional AEG no concurso público pela aquisição do Pavilhão Atlântico. Mas o certo é que uma «fada madrinha» deve ter brilhado sobre Luís Montez, responsável pela empresa «Música no Coração», quando o Conselho de Ministros o escolheu como vencedor doconcurso para a venda do Pavilhão Atlântico. Apesar dos vários processos de execução a correr em tribunal, por dívidas a várias empresas – segundo apurámos, Montez tem pelo menos 13 processos de execução pendentes…- pagou pelo espaço onde se realizam os grandes shows internacionais em Lisboa, 21,2 milhões de euros, liderando um consórcio que envolveu o BES e a Super Bock. Alguns desses processos remontam a anos anteriores, mas outros são relativos a 2012. Feitas as contas, são várias centenas de milhares de euros que o genro de Cavaco tem em dívida. Apesar de os colaboradors do «Música no Coração» afirmarem que esses processos em causa são todos muito antigos e que apenas se está a tentar difamar o nome do genro de Cavaco Silva e da empresa, o certo é que a «Música no Coração» é considerada de “risco elevado e de crédito não recomendado”, segundo dados revelados por um relatório da empresa Informa D&B.
Pois é: enquanto manda os portugueses «fazer ginástica» para combater as gorduras e o stress da crise, o presidente zela pelos seus..ou alguém lá nos céus zela por eles…agora coube a sorte a Luis Montez, o genro…em 2009, foi a vez do próprio Cavaco Silva e da filha serem bafejados por uma qualquer fada madrinha quando, antes do colapso da instituição, sairam de accionistas da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), detentora do Banco Português de Negócios (BPN). Cavaco teve então um ganho de 147,5 mil euros. A sua filha, Patrícia, também teve acções da SLN e lucrou ainda mais ao sair: 209,4 mil euros.Dados revelados pelo jornal «Expresso», em Maio de 2009,que publicou cópias das ordens de venda emitidas por Cavaco Silva e pela filha, endereçadas ao então presidente do conselho de administração da SLN, José Oliveira e Costa (que, como se sabe, encontra-se detido em casa com pulseira electrónica depois de descoberta a fraude na instituição que presidia). Cavaco detinha 105378 acções, adquiridas a um euro cada, que foram depois vendidas a 2,4 euros cada (a SLN não estava cotada na Bolsa e por isso não havia preço de referência, mas, segundo o jornal, este valor estava em linha com outras transações de acções do grupo naquela altura). A filha era detentora de 149640 acções. Não há nada como fazer uma boa ginástica para expurgar os males vindouros…e atrair os bons espíritos…
In "Democracia em Portugal?"
Amabilidade do Olímpio Alegre Pinto

Sem comentários: