Páginas

domingo, 20 de setembro de 2015

Quem é afinal Alexis Tsipras?


Este homem perdeu-se ou achou-se?.... Não sei bem. No entanto tive um sobressalto, quando ele capitulou perante o Eurogrupo, aceitando um acordo com condições muito mais gravosas do que aquelas que foram sujeitas a referendo e que os gregos rejeitaram categoricamente. Justificou-se então que não tinha tido alternativa, pois o Eurogrupo, peremptoriamente, deu-lhe a escolher: ou aceitava o novo acordo ou a Grécia sairia do euro, última imposição esta que não está prevista nos Tratados, o que retirava legitimidade à ameaça e à sua concretização.Os Tratados apenas prevêem a expulsão da União Europeia. E a não aceitação de um acordo, que é uma decisão dos governos de cada país, não constitui motivo para uma expulsão. Nesse caso, a Grã-Bretanha já tinha sido expulsa há muito tempo.
Agora, vejo Alexis Tsipras a adoptar, no seu discurso, o figurino dos dirigentes dos partidos europeístas, assumindo os seus tiques eleitoralistas, tal como este, em que declara que o seu governo "vai dar luta, não só na Europa, como dentro do país".
E formulo aqui a intrigante pergunta que durante este tempo todo tem andado a bailar na minha cabeça: Quem é afinal Alexis Tsipras?

Sem comentários: