Páginas

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Manuela Ferreira Leite: A raínha vai nua!...

Virar de alto a baixo a política da Educação

Manuela Ferreira Leite promete virar de alto a baixo a política do actual governo no domínio da Educação. No entanto, esta senhora, que, por sinal, já foi ministra da respectiva pasta, nada nos diz como irá triunfar nesse difícil projecto. Será que pretende acabar com o processo de avaliação dos professores, que a actual ministra, por manifesta incompetência, não soube conduzir?
E o que tem a dizer Manuela Ferreira Leite sobre os projectos curriculares e os processos pedagógicos em curso, sabendo-se que uns e outros sofrem de entorses antigas, que ninguém pretende curar? E o facilitismo dos exames, para embelezar as estatísticas, e que o escrutínio do PISA, da OCDE, logo denuncia com os resultados alarmantes que divulga?
Manuela Ferreira Leite vem da escola neo-liberal. Recentemente, foi admitida, juntamente com Manuel Pinho, o ministro do governo socialista, ontem demitido, no selecto clube de Bildberg, que agrega os homens mais ricos e mais influentes do mundo, tendo participado em Maio passado na sua última reunião, na Grécia. Nessas reuniões, são concebidas as políticas que interessam ao capitalismo internacional, e que os seus membros devem executar nos seus países.
Sabe-se que a privatização dos serviços sociais é a receita tradicional dos activistas neo-liberais. Foi Cavaco Silva que alargou o ensino superior para a esfera dos privados, com os resultados que se conhecem, ao nível da qualificação, que é medíocre. Será que Manuela Ferreira Leite sonha com a veleidade de privatizar a Educação, para resolver os problemas? Só assim se entendem as suas palavras, quando ameaça de “virar de alto a baixo” a política da Educação do governo de José Sócrates.
http://reactmovement.blogspot.com/2009/05/manuela-ferreira-leite-mais-nova_19.html

Sem comentários:

Enviar um comentário